A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou, nesta terça-feira (27), o boletim epidemiológico referente à 34ª semana epidemiológica, que abrange o período de 18 a 24 de agosto. Durante essa semana, foram reportados 26 casos suspeitos de dengue. Não houve registro de suspeitas de chikungunya ou zika, e o município permanece sem óbitos associados a essas doenças desde 8 de julho.
Até o momento, em 2024, o município confirmou 34.238 casos de dengue, com 24 óbitos. Em relação à febre chikungunya, foram confirmados 70 casos, enquanto o vírus da zika foi responsável por quatro infecções confirmadas.
A coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep) destaca que esses dados passam por revisões constantes no Sistema de Notificação de Agravos (Sinan on-line) e podem ser alterados semanalmente, o que pode influenciar o número de casos apresentados em cada boletim.
*Combate ao mosquito Aedes aegypti*
As equipes de agentes de endemias continuam atuando de forma intensiva nas áreas urbanas e rurais com maior índice de infestação ou notificações. As atividades incluem tratamento focal, educação em saúde junto à população, bloqueio de transmissão e borrifação de inseticida UVB com fumacê costal.
A população também deve colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti dentro de casa, fazendo a eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito. Denúncias de situações de risco podem ser feitas ao Centro de Controle de Endemias, pelo número: (77) 3429-7421.