O Castramóvel chegou à Urbis V, no bairro Zabelê, nesta sexta-feira (23), e movimentou a Unidade de Saúde da Família. O atendimento, que começou às 8h, terminou por volta das 17h, com a realização de 35 castrações. Ao todo, desde o início do projeto, em maio deste ano, já foram realizadas mais de 500 castrações.
Neste sábado (24), o atendimento continuará no espaço, a partir das 8h. Os tutores deverão comparecer com RG e comprovante de residência original e cópia. Antes do procedimento, os cães e gatos são avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
São castrados no mesmo dia da avaliação, os machos e as gatas em jejum de alimentação de 12 horas, e de água de 2 horas. As cadelas são encaminhadas para o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
Por meio do Castramóvel, o Município visa garantir a saúde e bem-estar dos animais e também reduzir a população de animais soltos nas ruas, além de prevenir doenças. Enquanto aguardavam o procedimento, os tutores recebiam a Cartilha de Educação Ambiental Turma do Melo, que aborda os cuidados e os maus-tratos a animais, e orienta sobre o trabalho do Cetas e do Casa.