PT de Conquista tenta acabar com SUAS, um dos maiores programas sociais da Prefeitura, mas Justiça nega pedido

O Diretório do PT e a Federação que reúne os partidos apoiadores da pré-candidatura de Waldenor Pereira entraram na Justiça para impedir a continuidade do programa SUAS na Comunidade. Criado em 2020 pelo então prefeito Herzem Gusmão e mantido durante toda a gestão da prefeita Sheila Lemos, o programa já teve cerca de 20 edições e leva diretamente à população todos os serviços municipais socioassistenciais e de outras secretarias, a exemplo da Saúde; oferecidos, entre eles a Carteira do Idoso e o cadastramento ou recadastramento do Bolsa Família.

O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social que moram nas zonas rural e urbana, em áreas quilombolas, e nos condomínios do Minha Casa Minha Vida. Ao menos 50 localidades foram e estão sendo atendidas pelo programa. Toda a equipe da rede socioassistencial do município se desloca a estes locais de três a quatro vezes por mês.

Somente em 2024 milhares de pessoas já foram atendidas pelo SUAS, e mesmo beneficiando a população socioeconômica mais fragilizada o PT conquistense, de olho nas eleições municipais, entrou com ação judicial para a suspensão do programa. O pedido foi negado pela 41* Zona Eleitoral. O partido não se deu por vencido e em nova tentativa impetrou um Mandado de Segurança. O TRE indeferiu a liminar, ou seja, negou pela segunda vez o pleito do PT, e graças à Justiça a população mais vulnerável continuará a ser atendida pelo SUAS.

Advertisement