A Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniu neste sábado com representantes das forças de segurança do município para tratar da segurança no Arraiá da Conquista, realizado no Centro Cultural Glauber Rocha. O evento teve início na última terça-feira (18) e termina hoje (22), com a presença de atrações nacionais e locais. Nas últimas quatro noites, o público estimado foi entre 7 e 25 mil pessoas. Na última quinta-feira (20), no show de Nadson Ferinha, o espaço recebeu 25 mil pessoas, e outras 5 mil ficaram do lado de fora, na Avenida Brumado, acompanhando o show por um telão. A estimativa é que neste sábado, o número de pessoas se equipare ao de quinta, por conta da principal atração da noite: o cantor Amado Batista.
Mas, a Prefeitura adotou todas as medidas para garantir a segurança de todos. O coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, destacou que por determinação da prefeita Sheila Lemos, desde o início do ano vem fazendo reuniões com as forças de segurança e com as equipes responsáveis pela organização do Arraiá da Conquista, tendo como prioridade a segurança da festa. E todas as recomendações apontadas pela Polícia Militar foram acatadas, o mesmo ocorrendo após o show de Nadson, quando se detectou algumas falhas, as quais foram imediatamente corrigidas pela equipe, a fim de garantir o máximo de segurança possível ao público.
“Começamos a fazer essas correções e hoje estamos finalizando aqui com essa reunião importante que prova que a prioridade realmente é com a segurança da população, seguindo a determinação da prefeita Sheila para que a gente possa ter um público hoje aqui. A gente sabe que são fãs de Amado Batista e vão aproveitar e curtir esse grande evento que melhora a cada ano”, disse Alecxandre.
Desde o início do Arraiá da Conquista, a Guarda Municipal está presente com a proteção preventiva, tanto na área interna como na externa. Ao todo, 90 guardas e sete viaturas atuam diariamente no Glauber Rocha. “A Guarda mais uma vez participa com sua força total, o staff está todo presente, do comandante à inspetoria geral e à corregedoria. É muito importante essa integração entre as forças de segurança pública”, afirmou, acrescentando que esse é o terceiro ano que a Guarda trabalha num evento desse, em local fechado, de propriedade do município. “E assim, com toda essa integração e trabalhando de forma cooperada, o resultado não vai ser diferente dos anos anteriores, quando praticamente não tivemos nenhuma ocorrência nesses três anos e já estamos finalizando hoje sem nenhuma ocorrência de maior gravidade”.
Segundo o representante da Polícia Militar (8ª CIPM), Major Chagas, o São João de Vitória da Conquista tem crescido muito, é uma festa organizada e todas as falhas apontadas foram corrigidas. “A gente trabalha em parceria com a Prefeitura para garantir segurança às pessoas, e pudemos observar que o que foi anotado aqui está sendo resolvido e o público pode vir, pode se dirigir para o Glauber Rocha, pois teremos condições de segurança para acompanhar aqui as famílias, acompanhar os shows, inclusive do lado de fora também do Glauber. A gente agradece a atenção da Prefeitura em sanar tudo que a gente pontuou que precisava ser melhorado aqui para o evento”, relatou.
Conforme o procurador-geral do município, Jônatan Meireles, a reunião foi muito importante, porque o município atua em parceria com as forças de segurança para garantir um evento seguro em todos os sentidos, a fim de que as pessoas possam curtir a festa da melhor forma, sem qualquer intercorrência. “E a maior importância disso foi demonstrar que o município está sempre atendendo os pleitos de forma imediata e foi isso que a Polícia Militar pôde observar do município de Vitória da Conquista”, salientou.
Também estavam presentes na reunião, o coordenador do Deserg, Lucas Batista, que destacou a importância da festa para o município em termos econômicos, com a geração de emprego e renda, e também de lazer; o engenheiro da Seinfra, Juliano, que salientou ser esse um evento com um projeto aprovado no Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, “toda a execução, apesar de ser um evento grande que tem algumas empresas que executam alguns serviços específicos, tudo que foi apontado, que precisava ser corrigido, foi corrigido”. O Simtrans, que atua na ordenação do trânsito, também se fez presente.