Há pouco mais de um ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a revitalização do Parque Lagoa das Bateias. O início do trabalho, no dia 3 de março de 2023, se deu com uma limpeza geral, quando foram retiradas várias toneladas de lixo nas margens da lagoa. Em seguida, a equipe do Departamento de Equipamentos e Serviços Gerais (Deserg) entrou com a limpeza do leito para a retirada das plantas aquáticas e das taboas, que já chega a mais de 95%, deixando à mostra o espelho d’água que há décadas não se via. Contudo, a população continua descartando lixo no local, uma ação que além de prejudicar o meio ambiente, também dificulta o trabalho de revitalização.
Mesmo com todas as orientações sobre não despejar lixo no local, é grande a quantidade de resíduos sólidos depositada nas imediações da Lagoa das Bateias, sendo um problema recorrente, segundo informou o coordenador do Deserg, Lucas Batista. “Estamos enfrentando muitas dificuldades, pois mesmo com todos os nossos esforços para limpar, parece que estamos enxugando gelo, já que a população continua despejando muito lixo no local”, lamentou o coordenador.
A área faz parte do Parque Municipal da Lagoa das Bateias, situado em Zona Urbana, no oeste da cidade, e desempenha um papel importante no ecossistema, por ser área da nascente do Rio Santa Rita e de preservação ambiental de fauna e flora do bioma da cidade. Ademais, o parque abriga uma enorme diversidade biológica, sendo o habitat natural de inúmeras espécies de aves e répteis, a exemplo de cobras, lagartos e, como foi possível testemunhar recentemente, até mesmo de jacarés.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), a população pode contribuir com a limpeza do local, permitindo a revitalização completa da Lagoa das Bateias, não descartando lixo e resíduos sólidos de forma irregular. “A Sesep realiza a coleta regular de lixo doméstico, todas as terças, quintas e sábados, nas localidades que ficam nas imediações da Lagoa, a exemplo do Santa Cruz, Urbis II e Bateias II. Além disso, a Prefeitura ainda disponibiliza um PEV, que é um ponto de entrega voluntária fixado entre a Rua A e G, no bairro Ibirapuera, que oportuniza a população descantar, inclusive, pequenas quantidades de Resíduos da Construção Civil (RCC)”, explicou Thiago Lelis, gerente municipal de Coleta e Destinação Final.
Ainda segundo ele, como medida, a partir deesta quinta-feira (20), a Sesep intensificará a fiscalização no local, além de realizar uma nova limpeza na área. E na próxima sexta-feira (21) e sábado (22), também será realizada a Operação Cata-Bagulho – coleta de materiais volumosos e inservíveis, juntamente com a educação ambiental -, no bairro Santa Cruz.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, aproveitou o ensejo para alertar a população: “Jogar lixo em qualquer área pública e, principalmente, em áreas de preservação ambiental é crime”, disse, acrescentando que a limpeza pública está sempre trabalhando na área, mas o descarte de resíduos ali é recorrente. “As pessoas já deveriam estar conscientizadas da importância daquele local, do esforço feito pela gestão municipal para devolver à população aquela área totalmente revitalizada, e não deveriam cometer essa infração, porque o efeito é dominó: prejudica a fauna, a flora e o homem, que também é parte da natureza”, disse.