Em meio à abertura da programação do Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha, nesta terça-feira (18), a prefeita Sheila Lemos concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa do evento – que, neste ano, recebeu o nome do ex-prefeito e radialista Herzem Gusmão, falecido em março de 2021, aos 72 anos.
A decisão por dar ao espaço o nome de Herzem segue o revezamento de homenagens iniciado em 2023, quando a Sala de Imprensa recebeu o nome da repórter fotográfica Edna Nolasco, que morreu em novembro de 2021, aos 63 anos.
Um dos irmãos do homenageado, o aposentado Hernande Gusmão, 72 anos, agradeceu à Prefeitura pela lembrança. “É honroso”, descreveu Hernande. “Só tenho a agradecer à prefeita pelo bem que ela tem feito, em nome da família”.
Também como representante dos familiares, Hernande Gusmão recebeu uma placa de homenagem, entregue pela prefeita Sheila Lemos.
“Esperamos um grande público”
Ao falar com os jornalistas, Sheila mencionou as expectativas em relação à noite de abertura do evento. “Estamos esperando um grande público para o nosso primeiro dia do Arraiá da Conquista, o melhor da região Sudoeste da Bahia”, declarou.
Segundo a prefeita, o Governo Municipal estará atento à quantidade de pessoas que entrarão no Centro Glauber Rocha, já que limite o é de 25 mil participantes por noite. Essa atenção estará reforçada nos shows para os quais são aguardados os maiores públicos – Nadson Ferinha, no dia 20, e Amado Batista, no dia 22. Nessas datas, a Prefeitura, já prevendo que poderá haver lotação máxima, a Prefeitura vai instalar telões na Avenida Brumado, a fim de que as pessoas que não conseguirem entrar, também possam assistir aos shows.
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, também falou sobre o que o Governo Municipal espera da festa deste ano. “A cada ano, há uma melhoria, e a tendência é melhorar. Essa estrutura vai oferecer uma festa saudável, boa, alegre e com uma segurança absoluta”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Mulheres no palco
No mais, Sheila se referiu ao fato de toda a programação da primeira noite ser composta por artistas mulheres: Liv Moraes, Elba Ramalho, Robertinha e Banda Raneychas. “Isso mostra que a mulher também é forrozeira e pode ser o que ela quiser: prefeita, forrozeira, policial… A mulher pode ser o que quiser e nós vamos mostrar aqui, hoje, com todas essas atrações femininas, dando o pontapé inicial do nosso Arraiá da Conquista”, disse a prefeita.
Segurança
A gestora comemorou outra boa notícia: o reconhecimento, obtido recentemente por Vitória da Conquista, como a cidade mais segura da Bahia, segundo o Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). “Novamente, fomos ranqueados como a cidade mais segura da Bahia para se viver. Então, pode vir dançar forró aqui na cidade mais segura. Aqui, no Centro Glauber Rocha, vai ter muita festa, muita alegria, muita gente bonita e muito forró bom”, anunciou.
Acessibilidade
Outro aspecto ressaltado durante a entrevista foi a acessibilidade, já que as apresentações musicais serão traduzidas por intérpretes de Libras. “A gente já vem trazendo, nas nossas festas, os intérpretes de Libras”, disse Sheila. “Então, o Município, que já vem trabalhando com isso, não poderia, de forma alguma, deixar de prestigiar a nossa grande comunidade que tem deficiência auditiva. Vamos fazer isso e, cada vez mais, ampliar essa inclusão no nosso município”.
Ganhos econômicos
Por fim, a prefeita destacou as consequências do Arraiá da Conquista em termos econômicos. “Nós sabemos que o entretenimento não traz somente a diversão para a cidade. Também traz a renda”, analisou a gestora. “As feiras livres estão cheias, os supermercados, os hotéis… É muito importante quando a gente traz um grande evento de grande porte para a nossa cidade. A gente está gerando emprego e renda para a nossa cidade, com certeza. O São João é uma festa maravilhosa e vai gerar muita renda para o nosso município. O nosso povo vai poder se divertir bastante”.
Programação continua
A festa continua no Centro Cultural Glauber Rocha até sexta-feira (18). Nos dias 23 e 24, o Arraiá da Conquista estará nos distritos rurais. Na Praça Nove de Novembro, o palco estará em atividade até o Dia de São Pedro, em 29 de junho.
E o forró pé-de-serra pode ser visto às sextas e sábados, na Vila Junina do Parque da Lagoa das Bateias, até o dia 29.