Nina Fest de Rugby acontece neste domingo no Estádio Municipal da Zona Oeste

O Projeto Nina, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizará o Nina Fest de Rugby, neste domingo (9), a partir das 8h30, com a recepção dos atletas no Estádio Municipal da Zona Oeste – Murilão. O evento reunirá atletas de Vitória da Conquista e Planalto, municípios nos quais o Projeto Nina atua, além de um time convidado de Porto Seguro. O primeiro jogo começa às 9h e o torneio se estenderá até às 11h.

Após o jogo final, ocorrerá o “terceiro tempo”, um momento de confraternização dos atletas com todos os times e clubes participantes. As categorias que disputarão o torneio são: M13, M15 e M17, todas da categoria feminina, além do M17 masculino. Os convidados de Porto Seguro estarão com times das categorias M15 e M17.

De acordo com a coordenadora do Polo Ymborés do Projeto Nina, Clarice Couto, o evento de rugby em Vitória da Conquista é importante para dar visibilidade na Bahia. “Esse evento de rugby aqui, para a nossa cidade, é importante para mostrar que não existe rugby apenas no Sul e Sudeste do país. Na Bahia, existem meninas talentosíssimas e, agora, elas vão ter a oportunidade de mostrar o talento delas”, afirma a coordenadora.

O rugby no Projeto Nina

O rugby é um esporte de equipes, no qual os jogadores devem conduzir uma bola oval até a linha de fundo do campo, com os pés ou com as mãos. Esse é um esporte que requer bastante estratégia, força e resistência.

O Ymborés Rugby Club é o time de rugby atuante pelo Projeto Nina, que existe há cerca de 12 anos. Além disso, o projeto possui uma parceria com a Confederação Brasileira de Rugby. O Projeto Nina é voltado para o público feminino – a maioria das categorias (M13, M15 e M17) são femininas, no total de 35 meninas de sete a 17 anos –, mas, ainda assim, acolhem meninos no time – 15 alunos que formam a categoria M17.

“O Nina busca construir um espaço seguro para as mulheres desenvolverem o empoderamento feminino e, também, motiva a transição de carreiras e formação de lideranças, como treinadoras e gestoras, não só como atletas”, relata Clarice. “Os valores do Nina são equidade, igualdade, irmandade e sororidade. Então, a gente trabalha muito isso para que as atletas possam vivenciar todos eles. O nosso clube é acolhedor, tem um espaço seguro e a gente está aqui para proporcionar momentos incríveis dentro do esporte”, adicionou a coordenadora.

Com a visibilidade conquistada através dos torneios de rugby na cidade, o projeto pretende escolher duas jogadoras para irem para um campeonato da Seleção Brasileira de Rugby. No ano passado, o Nina conseguiu levar três atletas para esse campeonato, uma seletiva para a Seleção brasileira.

Advertisement