Dengue: município registrou 4.039 casos confirmados e três óbitos de moradores em decorrência da dengue grave

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já fez 12.503 notificações de pessoas com suspeita de dengue, com 4.039 confirmados no município e três óbitos de moradores causados pela dengue grave. Os dados são do último boletim da 12ª semana epidemiológica – que compreende o período de 1º de janeiro a 25 de março de 2024.

 

Ainda estão sob investigação da Câmara Técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 11 óbitos por suspeita de dengue. No momento, 84 pessoas estão internadas em unidades hospitalares do município.

Nos últimos oito dias foram registradas 1.417 novas notificações suspeitas de dengue. Neste ano foram 11.694 casos notificados a mais do que o mesmo período do ano de 2023, um aumento equivalente a 1.455%.

A maioria dos casos registrados no município são dengue, tipo 1 e 2, mas também já foram feitas, até o momento, 1.878 notificações suspeitas de chikungunya, com 39 confirmados, e 562 notificados para zika, com um caso confirmado.

Atendimento nas unidades de saúde

A partir desta segunda-feira (26), por determinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste momento de emergência, todas as unidades de saúde do município estão atendendo exclusivamente aos casos suspeitos de dengue, no turno vespertino, das 14h às 17h. Os atendimentos tradicionais e programados da Atenção Básica serão prestados somente no período da manhã.

 

Além disso, oito unidades de saúde de Conquista permanecem funcionando em horário especial, sendo quatro sentinelas e quatro em horário estendido de forma permanente. As USFs sentinelas Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho atendem de segunda a sexta, das 14h às 22h, em caráter emergencial até o dia 19 de abril, aos pacientes com sintomas de dengue ou síndromes gripais.

Já as unidades de saúde Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima, além do horário habitual de funcionamento durante o dia, também funcionam das 17h às 22h para atendimento ao público, de segunda a sexta, e aos sábados das 8h às 14h, em caráter permanente. Contudo, neste mês de março, o atendimento será das 8h às 22h aos sábados, visando garantir mais assistência aos pacientes com suspeita de dengue.

Em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico. A hidratação deve ser reforçada e a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, deve ser evitada para não ocasionar complicações.

Advertisement