O Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), de Vitória da Conquista, realizou na manhã desta sexta-feira (2), treinamento com equipe de professores e técnicos que atuam no Serviço Social do Comércio (Sesc) sobre primeiros socorros em casos de obstrução das vias aéreas por corpo estranho.
O curso de noções básicas se tornou obrigatório para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil a partir da Lei 13.722/18 (Lei Lucas), popularmente conhecida como Lei do Engasgo. Em Vitória da Conquista, o Samu 192 já ofereceu o treinamento a mais de 1.300 professores da rede municipal. “Nós pretendemos continuar com o curso para a rede municipal este ano, só que agora em nossa nova sede, uma oportunidade também para conhecer nossa unidade e o nosso núcleo de educação”, explicou a coordenadora geral do Samu 192, Graciele Tavares.
Carmem recebendo instruções da coordenadora Graciela e da enfermeira Quele
Durante o treinamento, a equipe do Sesc aprendeu como agir diante de situações como parada cardiorrespiratória e engasgo. “O curso é muito importante para que eles saibam como agir, como chamar o Samu 192, como ligar para a urgência e emergência e não só isso, que eles saibam também agir até a chegada do serviço, porque isso aumenta a sobrevida, ajuda nossas crianças, ajuda os nossos adultos e traz melhoria para toda a população”, ressaltou Graciela.
A professora Carmem Semira, que atua na educação há 20 anos, disse que nunca passou por uma situação de urgência no ambiente escolar, mas que agora se sente mais segura para atender essa situação. “Essa capacitação nos ajuda a salvar uma vida. Pensa você ter um aluno numa situação de engasgo e você ter o preparo para ajudar essa criança”, declarou Carmem.