Para quem achava que não seria possível piorar, a relação entre o PT e PCdoB amarga mais um momento “complexo”, em Vitória da Conquista. Se antes a candidataria do deputado petista Paulo Rangel para a vaga de conselheiro no TCM, concorrendo com o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), era o motivo, o caldo engrossou de vez.
O Blog do Sena apurou com EXCLUSIVIDADE que o PT registrou a Federação, que é composta pelo PCdoB e PV, sem consultar os comunistas. A situação se agrava ainda mais, uma vez que o PT descumpriu o acordo nacional de passar ao PCdoB a presidência da federação “Brasil da Esperança.
O mandato da federação é de um ano. Por meio de um entendimento que abrange ou abrangeria a esfera nacional, estadual e municipal, o PCdoB deveria ser colocado à frente da presidência, que até então era ocupada pelo presidente municipal do PT, Isaac Bonfim. Contudo, o presidente municipal do PCdoB, Glauber Rocha, foi registrado como tesoureiro da Federação, e Bonfim, novamente, como presidente.
O acordo nacional registrado em ata, era que PCdoB presidiria a Federação em 2024. O entendimento foi seguido a nível estadual e o presidente estadual da sigla comunista, Geraldo Galdino, assumiu a presidência estadual da Federação. Todavia, no município, sem qualquer explicação, o acordo não foi cumprido.
O resultado foi a fúria das lideranças comunistas de Vitória da Conquista. O que o Blog do Sena apurou é que os vereadores do PCdoB e demais dirigentes já falam até mesmo em romper relações com o PT, tamanho o mal-estar provocado.
Além da chateação, a ação atrevida, para dizer o mínimo, pode ainda impactar a campanha e o resultado do pleito desse ano.
Fonte Blog do Sena