Com dívida de R$ 20 bilhões, Gol entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

A Gol e as suas subsidiárias entraram com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (25), diante de uma dívida estimada em R$ 20 bilhões, segundo cálculo de agências de risco.

De acordo com a empresa, o pedido é necessário para fortalecer sua posição financeira. A companhia afirmou que todos os voos operam conforme o programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor.

A companhia aérea iniciou o processo americano, conhecido como chapter 11 —proteção contra falência nos EUA—, com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões. Segundo a empresa, a operação será na modalidade DIP (do inglês debtor-in-possesion financing, ou “financiamento do devedor em posse”) e ajudará a ajustar as finanças.

Em entrevista coletiva, o presidente da Gol, Celso Ferrer, disse que os recursos “mudam completamente a condição do caixa da companhia”.

“É muito recente, acabamos de colocar isso nesse momento, é muito recente, muito cedo para falar o que exatamente vai ser negociado. O que eu posso falar é que nós queremos que a gente saia com a estrutura de capital correta”, afirmou.

Segundo a empresa, a operação será na modalidade DIP (do inglês debtor-in-possesion financing, ou “financiamento do devedor em posse”) e ajudará a ajustar as finanças. Em entrevista coletiva, o presidente da Gol, Celso Ferrer, disse que os recursos “mudam completamente a condição do caixa da companhia”.

“É muito recente, acabamos de colocar isso nesse momento, é muito recente, muito cedo para falar o que exatamente vai ser negociado. O que eu posso falar é que nós queremos que a gente saia com a estrutura de capital correta”, afirmou.

A Gol diz que utilizará esse processo para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo.

A companhia espera obter um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP, posicionando-a para expandir sua posição como companhia aérea líder na América Latina.

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