Bahia: Prefeitura afasta funcionárias da Santa Casa após corpo de bebê ser descartado no lixo

Quatro funcionárias do Hospital Municipal de Santo Amaro já foram afastadas temporariamente das atividades após o episódio envolvendo o descarte do corpo de um recém-nascido na última sexta-feira (19).

O bebê prematuro nasceu na unidade hospitalar da cidade, mas não resistiu após o parto. O corpo do recém-nascido foi encontrado no aterro sanitário do município de São Francisco do Conde, região Metropolitana de Salvador.

A Prefeitura de Santo Amaro também já instaurou uma sindicância para apurar o caso. Todos os envolvidos no episódio deverão ser ouvidos nos próximos dias. A Polícia Civil de Santo Amaro também vai investigar o fato.

Assistência à família
A Prefeitura de Santo Amaro garante que a família do recém-nascido vai receber assistência do município. Uma equipe do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) já foi designada para oferecer todo suporte psicológico, especialmente, aos pais do recém-nascido.

“A unidade do Cras do distrito de Acupe vai acompanhar e dar total assistência à família. Tivemos uma reunião de alinhamento e definimos as ações que deverão ser desenvolvidas por nossos profissionais”, revelou Janice Brandão, secretária de Saúde.

Mas segundo a mãe da bebê em entrevista ao Alô Juca, ela não recebeu assistência nenhuma por parte da prefeitura.

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade é referência em partos em Santo Amaro. Nos últimos três anos, 294 crianças nasceram nessa unidade de saúde. Esse ano, dos sete partos realizados na cidade, cinco foram feitos no hospital.

Advertisement