No final da manhã desta terça-feira (26), a prefeita Sheila Lemos recebeu, em seu gabinete, um grupo de tradutores e intérpretes de Libras. Na ocasião, os presentes, acompanhados do vereador Nildo Freitas, apresentaram à gestora municipal algumas demandas da categoria.
Na ocasião, a prefeita mencionou os avanços no atendimento às pessoas surdas e com deficiência auditiva no município, inclusive com melhorias na Central de Interpretação de Libras, que em abril de 2024 completa oito anos, e com a realização do primeiro concurso público com vagas para professores de Atendimento Educacional Especializado.
Sheila também destacou que algumas demandas dos tradutores e intérpretes necessitam de análise por parte da Procuradoria Jurídica do Município e que as mesmas serão encaminhadas para verificação da viabilidade no que diz respeito ao aspecto legal. “São realmente pautas importantes, pois um Governo para Pessoas não pode existir sem inclusão. Estamos trabalhando nesse sentido e assim vamos continuar seguindo”, completou.
A professora e intérprete de Libras, Jaqueline França, agradeceu a oportunidade de poder apresentar os pleitos da categoria diretamente à prefeita. E a também intérprete Marly Bonfim completou lembrando que “estamos vendo em Vitória da Conquista muitos avanços graças à atual gestão e acreditamos que melhorias para nós tradutores e intérpretes vão beneficiar não somente a gente, mas aos surdos e à população do município”, concluiu.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o coordenador de Recursos Humanos da Smed, Alísson Roberto Sá, e a assessora do Gabinete, Cléa Malta.