Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista e da Associação de Pastores de Vitória da Conquista (Apevic) avaliaram, nesta manhã (16), a 17ª Semana da Cultura Evangélica, evento que faz parte do calendário oficial do município e que neste ano ocorreu de 31 de outubro a 9 de novembro, encerrando com a tradicional Marcha para Jesus e a concentração no Centro Cultural Glauber Rocha, atraindo uma multidão de pessoas.
Tanto para a diretoria da Apevic quanto para a prefeita Sheila Lemos e para o vereador Nildo Freitas, que acompanhou a reunião, o evento superou a expectativa. “Foram 10 dias de atividades e o encerramento foi com aquela festa linda, iniciando com a Marcha e encerrando com as apresentações no Glauber, com vários momentos de oração pela nossa cidade, e mesmo com o grande número de pessoas, não houve intercorrência, pelo contrário, havia uma atmosfera de paz e alegria. Fiquei emocionada em vários momentos”, disse a prefeita, que foi a primeira autoridade municipal a seguir a Marcha para Jesus.
“O balanço é muito positivo, inclusive com a prefeita caminhando – a primeira autoridade da Prefeitura que, em toda a história da Semana da Cultura Evangélica, marchou mesmo com as pessoas durante o percurso. Então vimos agradecer o suporte e lembrando que a parceria continua, porque uma vez que essa semana teve um sucesso que repercutiu em todo o estado, isso mostra que o sarrafo ficou mais alto e que a gente precisa agora manter ou aumentar esse nível”, comentou o presidente da Apevic, George Costa.
Os participantes também destacaram a participação dos intérpretes de Libras em todos os eventos e a arrecadação de 1,5 tonelada de alimentos, arrecadados nos dias 4 e 5, que será direcionada para famílias pastorais com necessidades e famílias carentes; e de 320 kg de alimento, arrecadados no passeio ciclístico que foram direcionados à Apae.
Leitura da Bíblia em 24 horas
A Apevic ainda anunciou que no Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo de dezembro, será realizada a leitura da Bíblia em espaços públicos da cidade pelo período de 24 horas, começando no dia 9 de dezembro. “Vai ser um marco histórico para a cidade. Vamos ter sete pontos em lugares diferentes da cidade, onde as pessoas simultaneamente estarão lendo um capítulo da Bíblia. Viemos também convidar a prefeita Sheila ler o primeiro capítulo”, explicou o presidente.
A Prefeitura estará dando apoio com a Guarda Municipal nestes pontos. A Apevic também se disponibilizou a servir o município com alguma ação específica.
Projeto com apenadas
Na reunião com a Apevic, a prefeita agradeceu e elogiou o trabalho social feito pelas igrejas evangélicas em todo município, impactando na vida das pessoas, a exemplo do Projeto Pérola, que atende cerca de 20 mulheres que estão no sistema semiaberto em Vitória da Conquista e 80 mulheres no sistema fechado no presídio de Jequié. Nesta manhã, o projeto, realizado há três anos pela igreja Verbo da Vida, foi apresentado à prefeita pelos pastores Paulo e Leylane Bahia, que estavam acompanhados do vereador Nildo Freitas. Eles também propuseram desenvolver um trabalho social em parceria com o Cras Nova Cidade.
Segundo Leylane Bahia, a pretensão é instituir o projeto como ONG e ter um espaço em que possam dar assistência às mulheres apenadas e suas famílias. “Hoje, atuamos prestando assistência material, espiritual e emocional internamente no presídio, mas a gente pretende expandir isso, porque a gente sabe que uma pessoa encarcerada envolve muitas questões. Às vezes, elas saem um pouco perdidas, querendo ter uma vida nova, mas precisam muito desse apoio para ser reintegradas à sociedade, especialmente ao mercado de trabalho. Então a gente pretende dar esse apoio”, comentou a pastora.
O pastor Paulo Bahia avaliou a reunião e agradeceu a oportunidade de expor o trabalho desenvolvido. “Foi uma reunião muito boa, onde a gente pôde também colocar à disposição da prefeita o serviço social da nossa Igreja Verbo da Vida aqui em Vitória da Conquista. E aproveito a oportunidade também para agradecer à prefeita pela recepção que nós tivemos”, finalizou.
O vereador Nildo Freitas também falou das duas reuniões: uma para propor parceria com o município e outra para agradecer a prefeita Sheila Lemos pelo apoio recebido na Semana da Cultura Evangélica e já projetar o evento de 2024. “Foram duas reuniões bastante proveitosas e sempre uma forma também de agradecer a prefeita Sheila Lemos pelo apoio que ela deu, inclusive participando também que foi algo que marcou bastante”, avaliou Nildo.