Uma força-tarefa foi iniciada no bairro Zabelê nesta segunda-feira (6), como havia sido anunciada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Máquinas e servidores municipais executam obras e serviços escolhidos pela população nos meses de setembro e outubro. Trata-se do projeto-piloto Governando com as Pessoas que mobilizou os moradores e trabalhadores de sete loteamentos.
A equipe da Secretaria Municipal de Governo, responsável pelo projeto-piloto, esteve nos equipamentos e logradouros públicos verificando o início dos serviços e conversando com os moradores. “Viemos verificar o que a prefeita Sheila Lemos determinou e foi acordado com as secretarias que é começar o Governando com as Pessoas no Zabelê. Iniciamos o trabalho hoje e temos até 12 de dezembro para finalizar as 14 intervenções escolhidas pelos moradores”, declarou a secretária da pasta, Geanne Oliveira.
Uma das pessoas ouvidas foi o presidente da Associação de Moradores das Vilas Serranas III e IV, Jell Silva, um dos primeiros moradores do Zabelê que teve a oportunidade de conhecer o Governando com as Pessoas, ao participar de uma reunião na Prefeitura da Zona Oeste, no fim de julho. “A gente parabeniza por esse belo programa que a comunidade pode participar. A comunidade votou e hoje já está sendo desenvolvido e acredito que em breve estará tudo ok, como a gente e a comunidade pediu”, avaliou Jell, que estava acompanhado do presidente da Associação de Moradores das Vila Serranas 3 e 4, Robson Oliveira.
Os líderes receberam, na sede da associação da Vila Serrana, a equipe da Segov e trataram do reforço do patrulhamento da Guarda Municipal no bairro. “É motivo de satisfação receber o pessoal da Prefeitura aqui e quero aproveitar a oportunidade para agradecer a prefeita por essa sensibilidade e à população que votou, porque essa era uma demanda antiga que vai impulsionar bastante o nosso comércio”, comentou Robson, ressaltando que outro passo para a garantia de mais segurança no bairro foi a implantação das lâmpadas de LED. “Ajudou muito. E agora para reforçar vem a Guarda Municipal que era o anseio da comunidade”, completou.
Uma das secretarias que está trabalhando a todo vapor é a de Serviços Públicos. A equipe de limpeza esteve na Cidade Maravilhosa e no Bateias II e estará em mais quatro loteamentos. Já as máquinas da Secretaria de Infraestrutura Urbana estão patrolando o Bateias II. A manutenção da quadra da Escola Lisete Mármore começou a ser feita pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta tarde, a Secretaria de Meio Ambiente começou a poda de árvores na Urbis IV.
“Achei muito interessante esse serviço iniciando hoje. A cidade tem que evoluir sempre e ela depende muito das pessoas cooperarem para que isso aconteça. A gente tem a intenção de abraçar as ideias, de trazer benefícios para a população e a gente também cuidar para que este benefício possa permanecer e progredir com a participação popular e o apoio da Prefeitura”, opinou Jorge Mota, morador do Cidade Maravilhosa.
Rita de Cássia Rocha, moradora do Bateias II, também testemunhou o começo do serviço no seu loteamento. “É legal porque essas ruas não estão tendo condições descer de carro e isso aqui é uma ajuda para a população do bairro até chegar o asfalto”, disse. A obra de pavimentação das vias estão previstas por meio do Finisa III. Já as intervenções realizadas pelo Governando com as Pessoas contam com recursos do Tesouro Municipal.