Inaugurado no último mês, o Orquidário Municipal recebeu o nome de Zilda Gusmão Pereira, em homenagem à mãe do ex-prefeito Herzem Gusmão, que faleceu neste domingo (8), aos 95 anos. O nome é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Vitória da Conquista, tanto por Dona Zilda, quanto pelo ex-prefeito.
O Orquidário Zilda Gusmão tem se destacado como um espaço de promoção da qualidade de vida, recebendo milhares de visitantes desde a sua inauguração. Sua administração é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021), na gestão do prefeito Herzem.
Filho de dona Zilda, Edilson Gusmão relata que homenagem póstuma à sua mãe tem sido um grande alento à família enlutada. “O Orquidário foi um equipamento que meu irmão Herzem tanto apreciou e que representa tão bem seu amor pela cidade. Gostaria de agradecer à Prefeitura pela homenagem que representa um alívio para toda a família neste momento de dor”, declarou Edilson.
A ouvidora-geral do Município e neta de Dona Zilda, Thaisy Gusmão, relatou que dias antes de ser internada, sua avó esteve no Orquidário, sendo este o último passeio dela pela cidade. “Ter o nome da minha avó em um cenário tão delicado e belo é uma honra. A homenagem emociona a família e, não por acaso, a prefeita Sheila teve essa sensibilidade de nos presentear com essa homenagem que simboliza tão bem um encontro entre mãe e filho”, afirmou Thaisy, referindo-se a Dona Zilda e Herzem.
Dona Zilda nasceu no Povoado Periquito, distrito de Cabeceira do Jibóia, em Vitória da Conquista e viveu praticamente toda a sua vida na Rua da Granja, onde era muito conhecida e amada. Além de mãe do ex-prefeito e radialista, teve outros quatro filhos, netos e bisnetos.
Confira a íntegra do Decreto n° 22.868 de 11 de outubro de 2023.