Dia D da multivacinação para crianças e adolescentes movimenta sábado em Vitória da Conquista

Este sábado (7) foi dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dezenas de pais e responsáveis atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e compareceram às unidades da zona urbana e ao Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão) para atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos.

“Esta é uma ação que está acontecendo em toda a Bahia como uma oportunidade para que seja intensificada a atualização. Além disso, a mobilização que fazemos no dia D é uma oportunidade para que aqueles pais que têm mais dificuldade durante a semana compareçam”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Mariana Fernanda.

Uma das mães que aproveitou essa oportunidade e levou os filhos Benjamin, 4, e Ravi, 3, para serem vacinados foi a porteira Aiane Souza. “Sabemos que é importante vacinar nossos filhos porque tem várias doenças, vários vírus aí, sendo que alguns podem ser fatais. Então, eu vim trazer eles e é importante que outros pais verifiquem a caderneta de vacinação dos seus filhos e participem dessa ação”, alertou.

Avó de Caio, 12, a professora Jutânia Brito fez questão de levar o neto para participar da campanha de vacinação. “Hoje, tínhamos esse compromisso”, disse com orgulho. “É importantíssimo esse momento que estamos agora revivendo porque a vacina é de grande importância para a saúde de todos nós. Por isso, gostaria de fazer um apelo para que todas as famílias participem dessa ação”, enfatizou.

A Campanha Nacional de Multivacinação em Vitória da Conquista seguirá até o próximo dia 21 em todas as unidades de saúde do município. O horário de atendimento será conforme o funcionamento de cada sala de vacina dessas unidades. No momento da vacinação, o responsável pela criança ou adolescente deve apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

“Às vezes, se tem alguma dúvida, traz pra gente dar uma olhadinha no cartão. Se tiver ok, melhor ainda. O importante é não deixar de trazer. Sabemos que as vacinas são preventivas contra várias doenças imunopreviníveis. Então, a gente protege eles e toda coletividade”, reforça Mariana.

Na Campanha de Multivacinação estão sendo disponibilizadas as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Advertisement