A Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista foi a segunda colocada na 3ª edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. O resultado da competição foi divulgado nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, e pode ser acessado por meio deste link.
Realizada entre julho e agosto, a Maratona envolveu 114 ouvidorias públicas de vários lugares do Brasil, das quais 51 chegaram à fase final, graças à quantidade de publicações e visualizações que obtiveram durante a disputa nas redes sociais.
Os órgãos participantes puderam optar entre três categorias, de acordo com o tamanho da população da cidade onde atuam. Incluída na categoria 2, que reuniu ouvidorias públicas de âmbito municipal vinculadas a municípios com população entre 100.001 e 500.000 habitantes, a Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista alcançou 39.768 pontos, ficando atrás apenas da Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Santa Maria – RS, que atingiu 73.304 pontos e conquistou o primeiro lugar.
É o segundo ano consecutivo que Vitória da Conquista ocupa o pódio da Maratona. Na edição de 2022, a Ouvidoria-Geral do Município ficou em primeiro lugar, na mesma categoria.
“Ser destaque pelo segundo ano consecutivo na Maratona das Ouvidorias da CGU demonstra que o município de Vitória da Conquista, que a gestão da prefeita Sheila, leva muito a sério os direitos dos usuários de serviços públicos. Toda a equipe da Ouvidoria, em parceria com a Secom, está de parabéns pelo desempenho”, comenta o secretário municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais.
O Ouvidor da Saúde, Juliano Paim, concorda e defende que o serviço possa atingir um número ainda maior de pessoas. “Esse resultado nos aponta que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é aumentar o alcance da Ouvidoria-Geral, como instrumento de participação e transparência”, avalia. “Seguiremos trabalhando nessa perspectiva de tornar cada vez mais conhecido esse canal que conecta as pessoas com o Governo Municipal”, acrescenta Paim.
A prefeita Sheila Lemos, o secretário de Transparência e Controle, Mateus Novais, e a ouvidora-geral Thaisy Gusmão
O conteúdo
O material divulgado pela instituição envolveu peças informativas produzidas pelos organizadores da Maratona e também conteúdos autorais, criados pela própria Prefeitura, através de parceria entre a Ouvidoria-Geral e a Secretaria de Comunicação (Secom).
Os conteúdos estavam relacionados ao tema da competição deste ano – “Discriminação no Serviço Público: Não se Cale”. Os pontos somados pelos concorrentes foram contabilizados a partir de critérios de alcance, quantidade de publicações e criação de material de divulgação próprios da instituição participante. Como objetivo geral, os organizadores visavam à promoção e ao estímulo do engajamento das pessoas que utilizam os serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos, a fim de aperfeiçoá-los.
A Maratona
Neste ano, a Maratona também celebrou os seis anos da Lei Federal nº 13.460 de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços oferecidos pela administração pública.
A competição é promovida por um comitê formado por membros da Ouvidoria-Geral da União, da Controladoria-Geral da União (OGU/CGU), da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Ouvidoria-Geral do Município de São Paulo, da Ouvidoria da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e da Ouvidoria da Câmara dos Deputados.