Neste domingo (10), a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugura o primeiro equipamento do Parque Ambiental do Rio Verruga: o Orquidário.
Localizado nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, ao lado do Horto Florestal, o Orquidário foi construído em uma área de vegetação densa, que favorece o projeto. O equipamento possui uma área de 706,37 m², com estrutura metálica, iluminação e paisagismo.
“Considerando a cidade, seus espaços e a relação entre o homem/natureza, se faz relevante a integração da população com o verde. A Catedral de Flores e o Orquidário são áreas e equipamentos urbanos que impulsionam tal relação e trazem qualidade de vida para a população, pois proporcionam contato com a natureza e qualidade ambiental, dentro do contexto do Parque Linear, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividades de contemplação e lazer. Essas atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos à saúde dos indivíduos, como, por exemplo, amenizar o estresse do cotidiano urbano”, ressaltou o secretário de Insfraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
No Orquidário, foram investidos R$ 682.627,23 oriundos de empréstimo junto à Caixa, como parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021).