Entre o final de 2021 e os últimos dias de julho de 2023, a Prefeitura de Vitória da Conquista levou à Escola Municipal Mozart Tanajura, no bairro Vila América, o mesmo padrão estrutural já existente nas 70 unidades de ensino requalificadas desde o início de 2021.
A cerimônia de reinauguração, depois do processo de requalificação do prédio escolar, foi realizada na tarde desta sexta-feira (18), reunindo moradores da região, professores, gestores escolares, líderes comunitários, vereadores e aqueles que foram descritos pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry, como “a razão maior de tudo o que fazemos pela educação neste município” – ou seja, os alunos, a exemplo dos adolescentes Miquéias Souza e Raquel da Silva, ambos de 13 anos, moradores do Vila América e colegas na turma do 7º Ano C.
Entre as melhorias feitas na escola, Miquéias disse ter gostado especialmente da cobertura construída no pátio da escola. “Ficou boa essa barreira que colocaram aí para proteger da chuva, porque, antes, a gente tinha que ficar aqui [sob o telhado], e ficava muito apertado”, disse o estudante, que também apreciou o novo aspecto do piso. “Antigamente, escorregava. Agora, está melhor”, registrou. As ilustrações lúdicas nas paredes e as modificações nas salas de aula também mereceram sua aprovação: “Ficou muito confortável e bom para os professores darem aula”.
Raquel concordou com Miquéias, e também elegeu, como alvos de seus elogios, a cozinha e as novas cores. “Achei muito bom para a gente se divertir, muito bom para os alunos. Na parede, os alunos ficavam desenhando, então era muito ruim. Agora, elas foram pintadas, e ficaram bem melhores”, analisou a estudante.
Além dos alunos, a reestruturação da escola também recebeu elogios entre os pais e mães. Falando em nome deles, Rosana Ferreira agradeceu ao Governo Municipal, dirigindo-se diretamente à prefeita Sheila Lemos. “Sou mãe de aluno desde 2012 e pude acompanhar toda a evolução da escola. Passamos por alguns perrengues, mas, graças à sua gestão, hoje estamos com uma escola maravilhosa”, disse Rosana.
Fatos históricos
“O que estamos fazendo pela educação, em Vitória da Conquista, é histórico”, definiu Edgard Larry, que ainda informou ao público o que ouviu da prefeita Sheila Lemos, após uma vistoria completa por todo o prédio. “A prefeita já nos autorizou a batalhar por recursos para melhorar também a quadra aqui ao lado”, anunciou, sob aplausos gerais.
O presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, elogiou os investimentos feitos pela Prefeitura na área educacional – mencionando, sobretudo, a construção da nova sede da Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, no bairro Cruzeiro, e a implantação do modelo de ensino em período integral, como já ocorre na Escola Municipal Otaviano Salgado, em Campo Formoso – a primeira da zona rural a funcionar nessa modalidade de ensino. “Assim, as crianças entram na escola de manhã e só saem no final da tarde, já bem alimentadas e com todos os conhecimentos gerais”, comentou o vereador.
A reforma da Escola Municipal Mozart Tanajura foi realizada por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e custou aos cofres públicos o valor de R$ 1.312.268,68. Além da construção da cobertura, da revitalização da cozinha e das pinturas lúdicas, já mencionadas pelos alunos ouvidos pela Secom, o trabalho incluiu uma série de outras melhorias: construção de piso tátil, instalação de forro em toda a unidade, revisões elétricas, hidráulicas e do telhado, substituição de portas, fechaduras e vidros, construção da central de gás GLP, readequação de espaços, reparos em alvenaria, revitalização de salas e do depósito, construção de estacionamento e das também citadas coberturas de metal e policarbonato.