Equipe trabalha na soldagem das estruturas metálicas
A Prefeitura segue com a obra de revitalização da área ao redor da estátua do Cristo, no alto da Serra do Periperi. No momento, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), que executa os trabalhos, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), se dedica à montagem do mirante metálico.
Segundo a Emurc, mais de 60% da estrutura do mirante já está pronta. A fundação, que foi feita à base de concreto e ferro, a fim de sustentar os pilares, foi concluída recentemente. Agora, a obra continua com a soldagem das barras metálicas, que serão responsáveis por dar forma à edificação.
O mirante metálico terá uma área total de 268 metros quadrados, equipada com um piso antiderrapante composto por grades eletrofundidas.
A revitalização da área do Cristo foi iniciada pela topografia geral do local, seguida da demolição do canteiro existente e da recomposição do piso, na área próxima ao monumento. Também foram construídas calçadas acessíveis e sarjetas ao longo da rua do Cruzeiro e da via que dá acesso ao Cristo. Outra etapa da obra, já concluída, foi a fundação do segundo mirante – cujo assoalho, que será feito com madeira de lei, começará a ser colocado em breve.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, disse que considera de extrema importância o trabalho de requalificação em andamento – e não apenas para os conquistenses. “É mais um equipamento de lazer que será colocado à disposição de Vitória da Conquista e região. Além de toda essa estrutura, que vai conseguir receber eventos de todas as naturezas religiosas e culturais, teremos também uma estrutura que vai propiciar, às pessoas que visitarem o Cristo, uma visão bem ampla da cidade, assim como também contemplar um pôr-do-sol maravilhoso”, avalia Jackson.
“A expectativa é que a gente entregue um equipamento que vai contemplar diversas pessoas e diversos segmentos”, conclui o titular da Seinfra.
O projeto
A requalificação do Cristo está orçada em R$ 3.311.382,00, com verba do Ministério do Turismo. O trabalho envolve pavimentação, iluminação, paisagismo e a construção dos dois mirantes, sendo um de madeira e outro com estrutura metálica. O projeto pretende tornar a área ainda mais aprazível para visitação, realização de eventos e opções de lazer.
Serão feitas, ainda, a revitalização dos quiosques e a implantação de piso drenante. O projeto inclui execução de piso em saibro, paisagismo com plantio de árvores e forração de grama e vegetação, recapeamento asfáltico e colocação de piso tátil, passeio e rampas, colocação de bancos de concreto e uma nova iluminação em LED.