O acolhimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a produção de um vídeo educativo sobre o assunto para veiculação nos eventos promovidos pela Prefeitura foram debatidos em uma reunião na manhã desta terça-feira, 1°, na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), com a presença da prefeita Sheila Lemos, de representantes de mães e membros do Governo Municipal. A reunião foi intermediada pelo vereador Delegado Marcus Vinícius.
A prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, e da coordenadora de Saúde Mental, Jamile Mascarenhas, ouviu as mães de autistas e falou o que pode ser feito para melhorar o acolhimento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propondo inclusive a produção de um vídeo educativa sobre o TEA e a sua veiculação nos eventos promovidos pela Prefeitura.
“O diálogo com as mães nos faz entender melhor como trabalhar com este público e estreita a relação. Vamos buscar fortalecer a parceria para ajudar estas mães e seus filhos”, declarou a prefeita.
A partir da reunião, um grupo de trabalho foi formado entre a Prefeitura, a Associação de Portadores de Transtorno Mental, na qual estará vinculada o Grupo de Mães Autistas, e o mandato do vereador.
“Foi uma reunião produtiva, então vamos aguardar pra gente ver os frutos que vamos colher dessa reunião”, disse Aparecida Cortez, que faz parte da Associação de Portadores de Transtorno Mental, criada em 2008.
O vereador Marcos Vinícius também avaliou a reunião como satisfatória. “Nos sentimos acolhidos. Tenho certeza que as mães com crianças com autismo estão satisfeitas com o resultado da reunião, principalmente pela criação de um grupo de integração entre mães, prefeitura e o nosso gabinete. Com isso as demandas chegarão mais rapidamente à Prefeitura e também teremos resultado mais rápido, isso é o mais importante”.