Governando com as Pessoas é o programa da Prefeitura de Vitória da Conquista que vai dar à população conquistense o direito de sugerir obras e serviços para o bairro onde reside. O projeto-piloto, que terá início pelo bairro Zabelê, já está em fase de implantação. Cada cidadão, a partir de 18 anos, por meio digital, poderá sugerir até três obras e dois serviços para a sua localidade.
No projeto-piloto, que começa em setembro e atenderá os sete loteamentos do Zabelê, as obras e serviços mais votados serão analisados pela equipe da Prefeitura, levando em conta a viabilidade técnica e econômica da execução no prazo de 60 dias. A partir desse projeto-piloto, outros bairros poderão ser comtemplados em 2024.
Na última sexta-feira (29), líderes comunitários da região do Zabelê se reuniram com membros da Secretaria Municipal de Governo, responsável pelo projeto em Vitória da Conquista, e conheceram os detalhes do programa, tirando suas dúvidas e fazendo suas sugestões.
Luana Moreira
Uma das representantes do Loteamento Miro Cairo foi Luana Moreira. “Eu acredito que tanto a minha comunidade como as demais vão receber como um presente que é esse projeto. Só tenho que agradecer, pois o líder comunitário está sendo reconhecido por este governo”, disse. Ela já sugeriu que a apresentação do projeto também seja feita para a comunidade do Miro Cairo e a Segov já agendou o encontro para o dia 10 de agosto.
Para a secretária de Governo, Geanne Oliveira, a reunião alcançou o objetivo que era dialogar com os líderes e que eles entendessem a ferramenta. “O Governo para Pessoas tem trabalhado, mas com essa ferramenta vamos melhorar a escuta e já percebemos o brilho e a vontade de participação no olhar das pessoas. Inclusive, já saímos daqui com duas grandes mobilizações agendadas”, declarou. A outra reunião ficou marcada para o dia 8 de agosto, no Caic.
“A ideia é boa, porque vai priorizar o bairro no geral”, disse o representante da Urbis IV, Fernando. E o presidente da Associação de Moradores das Vilas Serranas III e IV, Jell Silva, completou: “Bastante interessante, porque as pessoas vão participar”.
O projeto Ouvindo o nosso Bairro da Prefeitura de Salvador serviu de inspiração para Vitória da Conquista e, por meio do termo de cooperação técnica entre as duas prefeituras, desde o início de julho, é realizada a transferência de tecnologia e de conhecimento.