No Dia do Agricultor, Prefeitura destaca projetos voltados para famílias que vivem e trabalham no campo

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. A data é uma homenagem aos homens e mulheres que trabalham no campo e são responsáveis pelo cultivo de vegetais, frutas e hortaliças, como o jovem casal Fabrício Amorim e Aline Santos, que mora no povoado de Lagoa Comprida, distrito de José Gonçalves.


Fabrício, Aline e a pequena Sofia

Nascido na zona rural de Vitória da Conquista, o casal cultiva alimentos para subsistência e também comercializa parte da produção. Na pequena propriedade, a produção é variada, com pés de feijão, milho, mamão, coco, graviola, mandioca, inhame, frutas cítricas, umbu, entre outros, todos em pleno desenvolvimento.

 

Mas nem sempre foi assim, recorda Fabrício, ao lembrar da importância da assistência técnica oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). “Antes, a gente não sabia direito como plantar, a forma correta de adubar e acabava perdendo tudo. Agora, eles vêm e nos ensinam a cultivar, a cuidar e a gente não perde a plantação”, declarou.

 

Aline explicou que essas mudanças começaram nos últimos dois anos, quando ela e o esposo procuraram o Programa de Assistência Técnica da SMDR. Na ocasião, os pequenos agricultores receberam da secretaria, 50 mudas de umbu gigante cuja colheita dos primeiros frutos está prevista para daqui a quatro anos.

O casal já tem planos para o futuro: “no começo, a produção de umbu será pouca, só mesmo para o consumo, mas vamos produzir mais mudas para vender e aumentando a produção também vamos vender os umbus”, ressaltou Aline.
Secretário Breno Farias

Além do programa de assistência técnica que atende anualmente cerca de mil famílias tanto na produção agrícola quanto na pecuária, a SMDR conta com mais de dez projetos, entre eles, o de distribuição de mudas de palmas e o de aração de terras. “Esse programa de aração é constante e temos três máquinas utilizadas no preparo do solo para o plantio. A previsão é de que antes do período de chuvas sejam trabalhados uma média de dois mil hectares”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias.

O gestor mencionou ainda os serviços de manutenção de estradas, o que facilita o escoamento da produção, e a limpeza e construção de aguadas. “Mais de 90% dos recursos são destinados para cuidar das estradas e aguadas. Também reforçamos a distribuição de água potável por meio de caminhões-pipa”, completou.

Seguindo com a política de cuidar das famílias do campo, a SMDR implantará, nos próximos meses, dois novos programas. Um deles é a instalação da Sala da Cidadania, que vai facilitar a emissão de documentos necessários para o acesso a financiamentos e também o Citros do Futuro . “Inicialmente serão 30 famílias contempladas com um hectare de mudas de citros, o que adicionará uma renda extra para essas famílias de aproximadamente um salário mínimo e meio por mês a partir do terceiro ano”, concluiu Breno.

Advertisement