Prosseguindo com o cronograma de reinaugurações das unidades de ensino que passaram por reforma, ampliação ou reconstrução, o Governo Municipal entregou, nesta quarta-feira (26), a 69ª escola revitalizada em pouco mais de dois anos: a Escola Municipal Maria Rogaciana, onde estudam aproximadamente 650 alunos de bairros como Brasil, Santa Cruz, Bateias, Alvorada, Ibirapuera e Santa Terezinha, entre outros, distribuídos por 23 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, do programa Acelera e de dois módulos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
“E já tem a de número 70, pronta para a gente entregar”, afirmou a prefeita Sheila Lemos, referindo-se à Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, no bairro Cruzeiro, igualmente recém-reformada e com entrega prevista para o dia 3 de agosto.
Em seguida, a prefeita descerrou a placa que simboliza a reforma realizada entre junho de 2022 e julho deste ano, ao custo de R$ 163.623,90. Entre as intervenções realizadas na unidade escolar, estão a instalação de forro em todo o prédio, a revisão do telhado, construção de cobertura de policarbonato, a fim de proteger os alunos do sol e da chuva, substituição de portas e fechaduras, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, reforma do escovódromo, revitalização do piso, reforma da cozinha, reparos na parte de alvenaria, substituição de vidros e aplicação de pintura lúdica e geral.
“O que nós fizemos aqui, nós vamos levar para os quatro cantos do nosso município”, assegurou Sheila, relembrando que o conforto no ambiente escolar é decisivo para que o processo de ensino-aprendizagem seja bem-sucedido. “Só assim, faremos uma cidade boa para se viver”, observou a prefeita.
Além da reforma da escola, a gestora também fez menção ao projeto de revitalização do Parque Lagoa das Bateias, que fica na mesma região onde está situada a Maria Rogaciana. “Uma intervenção que foi iniciada há 120 dias. Vamos entregar um equipamento de qualidade, porque esporte é vida”, disse ainda a chefe do Executivo municipal.
Ao falar à comunidade escolar local, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, também se referiu à continuidade dos investimentos. “É importante dizer que as ações continuam, porque o olhar para a educação não se resume à reforma de escolas. Há uma série de ações que vêm melhorando o ensino no município”, disse Larry, referindo-se à entrega de fardamentos completos para os servidores que trabalham nos setores de manipulação de alimentos, higienização e vigilância, incluindo equipamentos de proteção individual (EPI).
Trabalho de excelência
Para a diretora Rosane Almeida, a intervenção na escola foi mais que satisfatória. “Foi um trabalho de excelência. A escola estava deteriorada, em uma situação que, até para receber a comunidade, a gente ficava extremamente receosa. E hoje, a nossa escola está toda revitalizada, bonita, pintada, organizada”, avaliou a gestora. “A escola, hoje, tem a alegria, a animação e o prazer de receber a nossa comunidade, que está satisfeita, feliz e contente com todo esse processo de valorização da Escola Maria Rogaciana”, complementou.
Citando especificamente a pintura geral e o aspecto lúdico do novo visual da escola, Rosane comentou: “A cor trouxe leveza. O colorido trouxe alegria”. Sensações parecidas foram citadas pela diarista Suely Rodrigues, 42 anos, mãe da aluna Ilane Vitória, de 12. “Isso significa mais conforto para a minha filha e para as outras crianças. Dá um ar de leveza”, afirmou. “Queria ter colocado minha filha aqui há mais tempo. O ensino aqui é maravilhoso”, disse Suely.
Entre os alunos, as impressões são semelhantes. Os colegas Guilherme Borges, 12 anos, Eric Damascena, 13, e Vítor Mercês, 12, todos cursando o 7º Ano do Ensino Fundamental, apreciaram diferentes aspectos do novo aspecto da unidade escolar. “Ficou bem bonita a escola”, observou Guilherme. Tanto ele quanto Eric ficaram impressionados com o piso, que foi reformado e recebeu nova pintura, e também as paredes que passaram pelo mesmo processo. “É bom para a galera começar a cuidar”, destacou o estudante, que disse ter visto muitos rabiscos nas paredes antes do início da reforma.
Já para Vítor, o que mais chamou a atenção foram as novas carteiras estofadas e os elementos lúdicos acrescentados à pintura das paredes. “Achei que a escola ficou bem mais bonita do que antes. Mais colorida, com paredes melhores e novos desenhos”, disse o aluno.