Decorridos 91 dias desde que foi iniciado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em ruas do bairro Urbis V, o projeto Brilha Conquista já chegou à metade do seu objetivo: substituir todo o parque de iluminação pública de Vitória da Conquista por novas luminárias de LED, que são mais econômicas, duram mais tempo e possuem capacidade de iluminação bem maior do que as antigas lâmpadas de vapor de sódio.
Início do programa, na praça da Urbis V (Zabelê)
A marca de 50% do cronograma foi atingida nessa terça-feira (18), enquanto a equipe instalava as novas luminárias em vias do bairro Boa Vista – cujos pontos de iluminação já receberam, até o momento, 814 lâmpadas de LED. No total, as novas luminárias já chegaram a 13.934 pontos urbanos.
Pelas contas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), a renovação parcial já significou para os cofres públicos uma economia de 923,58 kw – ou seja, o consumo das novas luminárias correspondeu a 56% da eletricidade que seria gasta pelas 13.854 lâmpadas antigas que já foram retiradas.
Antes de chegar ao Boa Vista, o consórcio SPE Iluminação Pública Vitória da Conquista Ltda. já tinha instalado 2.944 luminárias no Zabelê, 1.249 no Ibirapuera, 260 no Nossa Senhora Aparecida, 1.095 no bairro Brasil, 794 no Distrito Industrial dos Imborés, 1.262 no Bateias, 1.730 no Patagônia, 337 na Lagoa das Flores, 284 no Jurema, 758 no Centro, 394 no Guarani, 531 no Cruzeiro e 1.482 no Alto Maron.
As demais localidades urbanas e rurais, incluindo os distritos, serão contempladas nos próximos meses. O cronograma de instalações, cumprido pelo consórcio vencedor da licitação aberta pela Prefeitura, foi elaborado com base na logística estabelecida pelo Governo Municipal, cujos critérios priorizaram as regiões onde havia maiores déficits de iluminação, populações mais elevadas e maior presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Projeto é um sucesso”, diz secretário
Vila América
“O Brilha Conquista é um grande projeto e está sendo um sucesso por onde passa, nos bairros em que as lâmpadas de vapor de sódio já foram substituídas pelas de LED”, garante o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza. “Já estivemos nos bairros Brasil, Ibirapuera, Alvorada, Urbis V, Urbis IV, Vila Serrana e todo o conjunto do Zabelê”, registrou Luís Paulo, informando ainda que, atualmente, as instalações estão sendo finalizadas nos bairros Alto Maron e Vila América.
“Nos próximos dias, estaremos fazendo os bairros Recreio, Felícia, Boa Vista, Candeias e Espírito Santo. A previsão é concluir até o final do mês de outubro”, disse ainda o titular da Sesep.