Luto: Mayara Portella da Igreja CEMAP

É com pesar que comunicamos o falecimento de Mayara Portella, na noite desta sexta-feira (14), em sua residência.

Mayara era uma pessoa muito querida, era uma das professoras do grupo de crianças da Igreja CEMAP, localizada no bairro Patagônia.

Mayara era muito apreciada em seu bairro, onde participava ativamente da vida comunitária. Sua personalidade vibrante e seu espírito generoso deixaram uma marca indelével naqueles que tiveram a sorte de cruzar seu caminho.

Nosso mais profundo pesar vai para sua família, amigos e todos os que estão sofrendo sua perda neste momento difícil. Pedimos que respeitem a privacidade da família durante este tempo de luto.

Que possamos todos encontrar algum consolo na lembrança da alegria e da bondade que Mayara trouxe para nossas vidas. Que ela descanse em paz, e que sua memória seja uma fonte de conforto e inspiração para todos nós.

Casal sofre lesões após acidente com cachorro na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora

Casal sofre lesões após acidente com cachorro na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora

Casal sofre lesões após acidente com cachorro na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora Foto: Luiz Brito/Portal FM

Um empresário da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, trafegava pela BA-148 de moto quando colidiu contra um cachorro. O acidente aconteceu por volta de 7h30, nesta sexta-feira (14), próximo à entrada da comunidade de Morrinhos. De acordo com a Rádio Portal FM, Beto Ribeiro, conhecido como Beto da Barraca, seguia com a esposa para uma propriedade que fica na comunidade de Poça de Osório, em Dom Basílio. Ambos foram lançados do veículo a alguns metros e o animal morreu no local. As vítimas tiveram escoriações e precisaram de atendimento médico. Eles foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Livramento de Nossa Senhora para exames complementares. A vegetação alta às margens da rodovia dificulta os condutores de verem com clareza animais de pequeno porte e as placas de sinalização no trecho.

Políticas Públicas | Vitória da Conquista realiza a sua Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta quinta-feira (13), data em que se comemora os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), teve início a XIII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento acontece até sexta-feira (14), no Teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. Participam das discussões 200 delegados previamente escolhidos nas pré-conferências realizadas nas Zonas Urbana e Rural, nas quais se envolveram trabalhadores e usuários do SUAS, representantes de entidades não-governamentais e gestores da política de assistência social. Depois de ouvir os jovens integrantes da Orquesta NEOJIBA apresentarem quatro canções bastante ouvidas ao longo do mês de junho: Assum preto, Numa sala de reboco, Anunciação e, naturalmente, Asa branca, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade saudou o público e se referiu diretamente aos servidores que trabalham diariamente nas políticas públicas que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os resultados do trabalho desse segmento na vida dos usuários.

 

“Obrigada a todos os que fazem com que tenhamos uma vida mais tranquila. Sei que todas as pessoas que estão aqui têm conhecimento do que é a política de assistência social e da diferença que ela faz na vida das pessoas”, disse a gestora, que salientou ainda as oportunidades de qualificação periodicamente oferecidas a esses servidores pelo Governo Municipal: “A gente exige tanto de vocês, nossos trabalhadores, para qualificá-los. E para que vocês realmente façam a diferença na vida de todas essas pessoas”. Os dois dias da programação serão de trabalho intenso, partindo do debate sobre os cinco eixos temáticos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

Foi a isso que se referiu o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima. “Hoje e amanhã, o Governo Municipal, a sociedade civil e os trabalhadores do SUAS nos reunimos para debater como está a política de assistência social, de que maneira podemos qualificar ainda mais os serviços ofertados à população e continuar avançando no fortalecimento de uma política que é tão importante para a vida das pessoas”, disse Michael, ressaltando ainda: “É muito importante para garantir o acesso a direitos básicos e que a assistência social chegue aos territórios.

Que ela esteja mais próxima das pessoas e permita que essa população se desenvolva, gerando autonomia de renda e autonomia para uma vida plena”. Diante do auditório lotado, a atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Leda Freitas, informou sobre a composição do público e a continuidade da programação. “Entre os 200 delegados, estamos com mais de cem inscritos convidados.

A partir daí, no segundo dia, vamos trabalhar nos eixos temáticos”, explicou Leda, referindo-se à programação de sexta-feira (13), quando serão eleitos os delegados que deverão participar da Conferência Estadual de Assistência Social e as propostas que serão levadas para o evento. Depois da aprovação do regimento e da mesa de abertura, o público participou da palestra magna, a cargo da assistente social Abigail Torres. “Vamos avaliar elementos do SUAS que retratam a desigualdade e o momento em que estamos, na proteção pública brasileira, e os nossos desejos e aspirações para fortalecer a proteção nos próximos anos”, informou a palestrante, que é mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP.

Entre os 200 delegados estão representantes de vários segmentos contemplados pelo SUAS, a exemplo da população em situação de rua, cujas pautas foram defendidas pelo delegado Clodoaldo da Conceição Moreira, hoje em seu segundo mandato como integrante do CMAS. “Hoje, você não discute uma ação para a rua sem discussão com a rua. Que a rua possa estar no debate, porque, futuramente, o que passar aqui, na conferência municipal, nós vamos ter que defender na estadual”, informou o conselheiro e ativista. “É por isso que o movimento é articulado. Hoje, o movimento luta e abrange pessoas em situação de rua e também todas as pessoas que usam a rua como meio de sobrevivência”, complementou Clodoaldo. Usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 7), sediado no bairro Nossa Senhora Aparecida, a delegada Juliana Pereira Santos está na conferência em nome das reivindicações da Lagoa das Flores, onde mora. “Lá, a gente tem uma luta enorme com as crianças, os adolescentes e os idosos. Então, esta conferência foi feita justamente para isso: para ouvir”, comentou Juliana.

VW Gol locado em 2022 e não devolvido é recuperado em Vitória da Conquista (BA)

Apropriação indébita ocorre quando o criminoso recebe um bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na recuperação na tarde desta quinta-feira (13), em Vitória da Conquista (BA), de um Gol de locadora com registro de apropriação indébita por não ter sido devolvida.

O veículo placas de Vila Velha (ES) foi alugado pelo período de 30 dias em novembro de 2022. A loja fez várias tentativas de contato com o locador, sem sucesso.

O motorista, um idoso de 60 anos, confessou que alugou o veículo e que o contrato previa renovações por tempo indeterminado.

Diante das informações obtidas o homem foi detido e conduzido para Delegacia de Polícia Civil para continuidade dos procedimentos legais, pelos crimes de apropriação indébita (art. 168) do Código Penal.

Modelo de Transparência em contratações públicas da Prefeitura de Vitória da Conquista é apresentado para municípios do Médio Rio de Contas

80ª CIPM recupera veículo com restrição de furto/roubo em Condeúba

Na manhã desta sexta-feira (14), policiais militares da 80ª CIPM recuperaram um veículo com restrição de furto/roubo no município de Condeúba.

A guarnição realizava uma fiscalização de trânsito quando se depararam com um veículo suspeito.
Desse modo, os militares procederam com uma abordagem. Após consulta a aplicativo policial, ficou constatada a restrição de furto/ roubo.

Dessa forma, o condutor, o qual era menor, e a motocicleta, foram conduzidos para a delegacia em Condeúba, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Fagner foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira(14)

Foi identificado como Fagner o homem que foi brutalmente assassinado na madrugada de sexta-feira, no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista. O crime ocorreu próximo ao Centro Integrado Navarro de Brito, na Avenida Salvador, e deixou a comunidade local em estado de choque.

Fagner, de idade não revelada, foi encontrado por volta das 2h da manhã com diversas marcas de tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, Fagner já estava sem vida

Governo quer taxar todos os usuários de internet para financiar órgão de segurança

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pretende cobrar uma taxa de usuários de internet para financiar a criação de uma agência para melhorar a governança do setor. Em reportagem veiculada pela Folha de S. Paulo, o ministro do GSI, general Marco Antonio Amaro dos Santos, detalhou a proposta de Política Nacional de Segurança Cibernética.

A proposta de agência reguladora chama-se ANCiber (Agência Nacional de Cibersegurança). Seu atual esboço inclui a contratação de 800 servidores ao longo de cinco anos. Destes, haveria 81 funcionários no primeiro ano. Os demais seriam incorporados nos anos seguintes. O custo estimado para financiar o projeto é de R$ 600 milhões. O texto pode ser apresentado ao Congresso ainda este ano, segundo o ministro do GSI. (mais…)

CONQUISTA : HOMEM FOI MORTO A TIROS NO BAIRRO BRASIL

Na madrugada  desta sexta-feira (14)um homem acabou sendo morto após ter atingido por tiros de revólver. Ele caminhava próximo ao Colégio Centro Integrado  no bairro Brasil, quando sofreu o atentando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local, quando confirmou o óbito. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica realizaram o levantamento cadavérico. As investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.