A prefeita Sheila Lemos iniciou a agenda vespertina desta segunda-feira (10) com uma visita à obra de requalificação da área ao redor do Cristo, no alto da Serra do Periperi, ao lado dos secretários Jackson Yoshiura, de Infraestrutura Urbana, e Xangai, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, além de técnicos de ambas as secretarias e da equipe da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).
Enquanto vistoriava os trabalhos, atualmente concentrados nas estruturas do deck de madeira e do mirante metálico, a gestora vislumbrou o que o Governo Municipal espera quando a intervenção estiver concluída. “Já começou a fazer a estrutura metálica para o mirante, que vai ficar maravilhoso, de onde as pessoas podem contemplar o pôr-do-sol mais bonito de toda a Bahia, que é aqui na Serra do Periperi”, exultou Sheila.
Ela se refere ao mirante que terá forma triangular, com três passarelas que vão conduzir os visitantes até o ponto circular de observação, cuja altura é de aproximadamente quatro metros. No centro do “triângulo”, será construído um jardim com espécies locais de cactos. Bem ao lado, outra estrutura de concreto está pronta para receber a cobertura de madeira, um deck que permitirá uma visão panorâmica da cidade, exatamente na direção da Rio-Bahia.
“Logo, logo, nós estaremos entregando este projeto. Mais um espaço de lazer para a nossa população”, afirmou a prefeita.
Representatividade
O secretário Jackson Yoshiura informou que, assim que for concluída a construção do deck e do mirante, a equipe voltará as atenções para a recuperação do piso que circunda a estátua do Cristo, além do projeto paisagístico e da reforma dos quiosques e da estrutura que servirá de sede para o grupamento Gama, da Guarda Municipal – cuja localização é considerada estratégica pela prefeita Sheila Lemos, por estar bem ao lado da Serra do Periperi.
“Estamos trabalhando na parte estrutural desses dois equipamentos, o deck e o mirante. Depois, vamos retornar para a parte interna, já existente, que é a recuperação do piso e do paisagismo. E o finalzinho, para fechar com chave de ouro, é a estrutura com um palco, que vai contemplar diversos tipos de eventos culturais e religiosos, entre as diversas opções que nós temos de utilidade para o público”, explicou o gestor da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Xangai considera que a obra já ultrapassou a metade do cronograma previsto pelo Governo Municipal. “É uma obra que tem uma representatividade muito grande. É uma obra de arte desse grande e saudoso artista brasileiro, baiano, Mário Cravo. Isso é sabido no mundo inteiro. E, quem estiver passando por Vitória da Conquista, há de querer visitar”, disse o secretário.
Deslumbrante
De fato, poucos minutos antes da chegada da prefeita e de sua comitiva ao Cristo, alguns visitantes se aproximaram do monumento, a fim de contemplá-lo de perto pela primeira vez. Era o casal de autônomos Edilene Andrade, 36 anos, e Alcides Barreto, 44, acompanhados dos filhos Iago, 10 anos, e da pequena Mariana, que dormia no colo do pai.
Moradores de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (a 22 quilômetros da capital baiana), eles estão de férias em Itapetinga, a 100 quilômetros de Vitória da Conquista, na casa da mãe de Alcides, Neuza de Jesus, 65 anos. E viajaram todos juntos para visitar alguns pontos turísticos conquistenses.
“Vim trazê-la para visitar, porque ela queria conhecer Conquista. A gente esteve na praça Tancredo Neves. Aí, eu falei: vamos ver outro lugar para aproveitar o dia”, contou Alcides. Edilene considerou que valeu a pena: “É deslumbrante, maravilhoso. Achei tudo encantador”.
Ao saber que o local estava em obras, a fim de torná-lo ainda mais interessante para os visitantes, ela exultou: “Melhor ainda, porque, assim, a gente se empolga mais para vir visitar”. A sogra, Neuza, também garantiu que pretende voltar quando a obra estiver pronta. “Até antes disso, se for possível. Sempre que meu filho vier, estou com ele”, disse a aposentada.
Prenúncio
O titular da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) comentou sobre o fato de o local já receber visitantes, mesmo antes de a Prefeitura concluir a requalificação. “Já vale a pena, porque é um prenúncio do que virá. Acredito que será realmente um ponto de atração muito importante para toda a Bahia e para o mundo todo. Este é um dos maiores Cristos que existem. Desejo que, quem vier a Conquista, venha ver o Cristo de Mário Cravo”, afirmou Xangai.
O projeto
A requalificação do Cristo está orçada em R$ 3.311.382,00, com verba do Ministério do Turismo. O trabalho envolve pavimentação, iluminação, paisagismo e a construção do deck de madeira e do mirante metálico. O projeto pretende tornar a área ainda mais aprazível para visitação, realização de eventos e opções de lazer.
Serão feitas, ainda, a revitalização dos quiosques e a implantação de piso drenante. O projeto inclui execução de piso em saibro, paisagismo com plantio de árvores e forração de grama e vegetação, recapeamento asfáltico e colocação de piso tátil, passeio e rampas, colocação de bancos de concreto e uma nova iluminação em LED.