A transferência de tecnologia do programa “Ouvindo nosso Bairro” para a implantação do projeto-piloto do “Governando com as Pessoas” foi iniciado, na terça-feira (6), com um treinamento em Salvador. A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, se reuniu com o chefe do Executivo da capital baiana, Bruno Reis, no Palácio Tomé de Sousa, no primeiro encontro após a assinatura do termo de cooperação entre os municípios, realizado em 16 de junho.
“Considero este encontro um importante passo. Mais uma vez destacamos que nosso governo é feito por pessoas e para as pessoas. Estamos criando diversas formas de ouvir, organizar e implementar aquilo que o cidadão conquistense deseja. Não fazemos política de promessas não cumpridas e mostramos a cada dia isso”, afirma a prefeita da Joia do Sertão baiano.
Responsável pelo projeto em Vitória da Conquista, a secretária de Governo, Geanne Oliveira, participa das reuniões que acontecem em Salvador. Os técnicos das duas prefeituras estão atuando para a implementação do plano de transferência de informações e ação.
“Estou muito entusiasmada com o que estamos realizando. Tenho certeza de que este projeto vai trazer grandes benefícios para os conquistenses. Estamos focados e inspirados para dar o primeiro passo no Zabelê”, ressalta Geanne.
Sobre o programa — Quando o processo de transferência de tecnologia estiver concluído, cada cidadão, a partir de 18 anos, por meio digital, poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro.
As mais votadas serão analisadas, do ponto de vista de sua viabilidade técnica e econômica pela equipe da Prefeitura. Após essa etapa, as sugestões viáveis serão levadas a uma votação digital, por meio da qual serão escolhidas as três principais obras possíveis de serem executadas.
“O cidadão vai poder votar, por exemplo, pelo celular. Se ele estiver na zona rural e não tiver acesso à internet, poderá recorrer a um dos serviços municipais para votar. A tecnologia para isso estará na palma da mão dele para indicar obras e serviços que julga importante para o seu bairro”, destacou a secretária.
As reuniões entre os técnicos das duas prefeituras continuam nesta semana.