MINISTÉRIO PÚBLICO INTERDITA CEASA DA JURACY MAGALHÃES

 

Em cumprimento à determinação do Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória da Conquista precisou adotar medidas administrativas para o encerramento das atividades do Centro de Abastecimento (CEASA), que estava em funcionamento na Avenida Juracy Magalhães, ao tempo em que estabelece o planejamento para a realocação dos Pequenos Produtores (Pedra), tudo em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Município e o Ministério Público.

A interdição decorre da necessidade de atendimento da Recomendação do MP Nº 01/2023
Ref. IDEA 644.9.436156/2022, Proc. Nº 0001902-44.2011.8.05.0274. A ação foi realizada no início da noite desta sexta-feira (30), pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura Urbana, Saúde e Serviços Públicos.

Tentamos de todas as formas buscar a solução dos problemas apontados pelo Ministério Público e por outras instituições. A situação precária coloca produtores e consumidores em risco. O processo se arrasta desde 2011 e a gestão se empenhou para adiar o fechamento para que fossem sanadas as graves irregularidades, mas não houve solução, afirma o secretário Jackson Yoshiura.

O Poder Executivo adotou providências administrativas, reiteradamente, para que a Associação dos Comerciantes Atacadistas de Hortifrutigranjeiros do Ceasa (Acatace) promovesse melhorias estruturais, tanto na área sanitária (saúde) quanto no aspecto da segurança das instalações, mas, conforme destacado pela Promotoria de Justiça, não houve avanço e as regras básicas deixaram de ser observadas.

Diante da manutenção dos riscos, o Ministério Público instaurou novo procedimento, inclusive, para punir agentes públicos que eventualmente permitissem que a Acatace continuasse funcionando irregularmente.

Já no final do mês de janeiro deste ano, a Diretoria de Vigilância em Saúde do Município respondeu à Procuradoria-Geral do Município, informando que estava tomando providências em relação à situação. No entanto, apesar da diligência do órgão público junto à Associação dos Comerciantes, solicitando a adoção de ações para regularização das pendências no local, não se registrou o avanço esperado.

Ao todo, para se ter uma ideia, foram feitos 16 apontamentos pela 8ª Promotoria do MP de Justiça de Vitória da Conquista. Entre os quais, se destacam: o laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros em que ficou constatado que as instalações do Ceasa expõem os comerciantes, consumidores e demais presentes a risco de incêndio, acidente e pânico, podendo ocasionar desde simples lesões e queimaduras de 1º grau, a lesões mais graves e incapacitantes, queimaduras graves e até a morte.

A ausência de licença da Vigilância Sanitária para atestar as condições mínimas de higiene para funcionamento também é um fator importante. A Promotoria ainda destaca, que: a falta de segurança e o risco de incêndio ocasionado por todas as circunstâncias constatadas ao longo do trâmite processual, corroborado pela ausência das licenças e atestado pela ausência da adoção de qualquer medida para modificar as condições precárias do Centro de Abastecimento, autorizam o uso da medida extrema de paralisação das atividades.

As razões trazidas pela Promotoria de Justiça com base em laudos, impôs a atuação da gestão pública municipal em cumprir, no prazo estabelecido, a Recomendação do Órgão de Fiscalização Ministerial. Não é de interesse da Prefeitura fechar o Ceasa, contudo, não temos como deixar de acatar a determinação do MP. Insisto que tudo o que poderia ser feito foi, mas não restam saídas administrativas e tivemos que cumprir. Não há nenhum tipo de perseguição ou de interesse da gestão em fechar um espaço produtivo, mas é dever do agente público garantir a segurança de todos, afirma Yoshiura.

O secretário de Infraestrutura ressalta ainda que a Prefeitura se preocupa com os produtores e com os consumidores e que vai trabalhar para garantir a realocação o quanto antes. Já existe uma negociação para transferir os pequenos produtores e vamos buscar uma forma de melhorar as condições econômicas para assegurar a saúde dos trabalhadores e a qualidade nos espaços para a comercialização da produção. A certeza é que o ambiente será mais seguro e estará de acordo com o que determina a lei

 

Gesto de honestidade e respeito????????!: População ajuda a recolher produtos onde uma pessoa veio a óbito em acidente

O procedimento é bem conhecido: há um acidente e as pessoas se aglomeram no local, levando os produtos que ficam espalhados pela pista ou ainda parcialmente nas caçambas ou baús.

Infelizmente, é muito difícil evitar esse tipo de pilhagem, até porque as pessoas sentem uma falsa sensação de segurança em função de muitos populares estarem fazendo a mesma coisa. Só que hoje(30/06), uma cena nos mostrou que ainda existe honestidade e respeito entre os seres humanos, podemos ver em um pequeno vídeo, várias pessoas ajudando a recolher da pista caixas de peças de moto, onde em um acidente entre uma carreta e um caminhão na entrada da cidade de Aracatu, deixou uma vítima fatal.
Infelizmente uma pessoa perdeu a vida enquanto trabalhava, mas queremos frisar aqui é a atitude da população em meio ao ocorrido, eles fizeram a diferença do que estamos acostumados a ver.
O Blog do Léo Santos parabeniza a cada um que foi responsável por esse gesto hoje.

Shein vai começar a produzir peças no Brasil a partir de julho

A varejista chinesa, Shein, vai começar a produzir peças de roupa no Rio Grande do Norte, a partir de julho. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (29), pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), após reunião com que teve presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do presidente da empresa chinesa para o Brasil e América Latina, Marcelo Claure, e com o presidente da brasileira Coteminas, Josué Gomes. “É parte de um processo de trocar a fabricação na China e trazer essa fabricação para o Brasil”, afirmou Marcelo Claure, executivo da varejista chinesa. A Shein teria firmado compromisso diante do Ministério da Fazenda, a empresa pretende abrir cerca de 2 mil fábricas no país, empregando um total de 100 mil pessoas. Nesse processo serão investidos U$150 milhões.

Repórter da Band sofre tentativa de assalto durante gravação em SP

O que era para ser um dia normal de trabalho e gravação para o repórter Mark Figueredo, da Band TV, acabou se transformando em momentos de tensão. O jornalista sofreu uma tentativa de assalto, na avenida São João, umas das principais do centro de São Paulo, durante uma reportagem. A equipe gravava matérias para o telejornal Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, quando foi surpreeendida por um homem que tentou roubar o celular do repórter. “Um cara colocou a mão no meu bolso para pegar meu celular, mas eu rapidamente segurei a mão dele. O nosso auxiliar técnico Valter Batista, foi muito rápido, ele veio com um tripé da equipe, jogou em direção ao bandido”, conta. A ação criminosa foi impedida com a ajuda de um auxiliar da equipe e depois da Polícia Militar, que chegou ao local. “Inicialmente era um, mas logo na sequência surgiram vários, jogando objetos, caixas na nossa equipe. Tinha uma viatura da Polícia Militar na avenida São João, a PM chegou rapidamente, passei as características do criminoso, mas ele se infiltrou no fluxo da Cracolândia e não foi preso”, relembra.

Vídeos : Polícia procura por casal que invadiu terreno e furtou vários materiais de construção, em Conquista

Câmeras de segurança flagraram um casal que derrubaram o portão, invadindo um terreno durante a madrugada, na rua Major Welington Cirilo Costa, bairro Morada dos Pássaros,  na madrugada do dia 24/06, furtando vários materiais de trabalho, na obra, como picarete, pá, carrinho de mão, etc…
Um boletim de ocorrência já foi registrado. Pedimos a quem tiver qualquer informação sobre eles, favor entrar em contato com a polícia através do 190( lembrando que não precisa se identificar).

Policiais Militares da 79ª CIPM cumprem mandado de prisão na cidade de Poções

Na manhã desta quinta-feira(29), a guarnição de serviço foi acionada pela CENOP (Central de Operações) para cumprir um mandado de prisão contra um homem na cidade de Poções, no bairro Tiradentes, próximo à BR 116. O suspeito estava com prisão em aberto pelo crime de violência contra mulher.

A Polícia Militar recebeu informações de onde o suspeito estaria. De imediato, os militares se deslocaram até o local da denúncia e localizaram o suspeito. Foi feita a busca pessoal e verificação, quando foi constatada a veracidade das informações recebidas. Logo após, foi dado o cumprimento ao mandado de prisão.equi

Diante dos fatos, o autor foi encaminhado à autoridade legal responsável para que as medidas judiciais fossem adotadas.

Fonte: 79ªCIPM, ASCOM

Foto: Arquivo do Blog

EX DETENTO DE CONQUISTA MORRE EM TROCA DE TIROS COM O CETO EM BRUMADO

Ex-presidiário acusado de praticar roubos morre em confronto com a PM em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Leonardo da Silva Vieira, o Carioca, morreu na noite desta quinta-feira (29) em confronto com uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Brumado. Segundo informou o 24º BPM ao site Achei Sudoeste, por volta das 19h, a guarnição do Ceto recebeu a informação de que dois homens estariam efetuando disparos de arma de fogo e praticando roubos na região do bairro das Flores. Ao chegar ao local, a equipe do Ceto foi informada que um dos homens teria entrado em uma residência. Ao avistar o indivíduo, o mesmo começou a efetuar vários disparos contra a guarnição. Os policiais informaram a Leonardo de que a residência estaria cercada e mesmo assim ele não parava de efetuar os disparos. Durante a troca de tiros, ele foi atingido. A Polícia Militar encaminhou Vieira para o Hospital Municipal de Brumado. Na unidade de saúde, a equipe médica constatou o óbito de Silva. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Com Leonardo a polícia aprendeu uma pistola Taurus 9mm numeração suprimida, dois carregadores 9mm, quarenta munições 9mm e três celulares. O caso foi registrado na delegacia Territorial de Brumado. Carioca foi liberado do presídio de Vitória da Conquista no mês de maio.

Concurso Público | inscrições para Prefeitura de Vitória da Conquista serão encerradas dia 6 de julho

As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Vitória da Conquista serão encerradas às 23h59 [horário de Brasília/DF] do próximo dia 6 de julho, e devem ser realizadas no site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame, pelo endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br.  O certame visa preencher o quadro de servidores da Rede de Ensino Municipal, que oferta 214 vagas para profissionais com licenciatura em Pedagogia, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Libras e um cargo para Atendimento Educacional Personalizado. Os profissionais irão atuar no Ensino Fundamental I e II, com cargas horárias de 20 horas semanais, com exceção do cargo de Pedagogo, que será de 40 horas.  A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 13 de agosto deste ano, em Vitória da Conquista, mas, poderá ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. É muito importante que os candidatos se mantenham atentos ao site da organizadora, que é o canal oficial do concurso, para ficarem por dentro de todos os detalhes.

O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no Noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.