Vereador Delegado Marcus Vinícius faz alerta contra envolvidos em fake news com seu nome

“Nos veremos na delegacia”, dispara Vereador Delegado Marcus Vinícius aos envolvidos

Vereador Delegado Marcus Vinícius promete investigar Fake News

 

Deu ruim! “Vamos nos encontrar na delegacia“. Após a publicação de fake news com o nome do vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE), o parlamentar repudiou o ato e mandou o recado da tribuna da Câmara Municipal às pessoas que estão compartilhando informações inverídicas a seu respeito.

Os ‘moleques’, já identificados pelo edil, tem contra si uma ocorrência policial registrada e logo o encontrarão numa oportunidade nada especial. “Nós já sabemos quem está espalhando essas fake news e, em breve, vamos nos encontrar na delegacia“, afirmou o delegado, que estendeu a aplicação do rigor da lei para inverdades disseminadas contra os demais colegas vereadores.

Embora muita gente não saiba, espalhar fake news ou notícias falsas é crime e pode resultar em prisão. A Polícia Civil tem mecanismos para rastrear e identificar autores de conteúdos que têm como objetivo desinformar a população e quem for identificado pode responder criminalmente.

As tipificações variam entre crimes contra a honra, calúnia, difamação e injúria, previstos no Código Penal. Por exemplo, o artigo 138, diz que “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime, com pena de detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga”.

Já o artigo 139, é taxativo: “Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, tem pena de detenção, de três meses a um ano, e multa“. Para completar, o artigo 140, deixa claro que “Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, tem pena de detenção, de um a seis meses, ou multa“.

O caso que ocorre em Vitória da Conquista pode ter, também, a aplicação do artigo 141, inequívoco em dispor que as penas aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido contra funcionário público, em razão de suas funções e na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria. A lei dispõe, ainda, que “se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena“.

Marcus Vinícius, ainda deixou claro, em seu pronunciamento, que é oposição ao Governo Sheila Lemos, no entanto, esse posicionamento político não faz dele um vereador de esquerda e “essa dinâmica precisa ser compreendida“, cobrou, lamentando a forma como é feita oposição em Vitória da Conquista: “o grande problema da política é a ideologia política“.

Advertisement