O governo do Estado da Bahia anunciou, em coletiva realizada nesta segunda-feira (12), que os servidores ativos e inativos, aposentados e pensionistas receberão adiantado 50% de seus salários no dia 23 de junho. Essa medida irá beneficiar aproximadamente 270 mil pessoas. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues como parte das ações relacionadas aos festejos juninos.
A segunda parcela dos vencimentos será quitada no último dia útil do mês, no dia 30 de junho. Essa data foi estabelecida de acordo com a tabela de pagamento divulgada previamente por meio de uma portaria conjunta das secretarias da Administração e da Fazenda, em fevereiro deste ano.
Essa ação de antecipação dos salários visa trazer alívio financeiro aos servidores, permitindo que possam planejar seus compromissos e despesas com antecedência. Além disso, o governador também anunciou a suspensão do expediente no dia 23 de junho, em decorrência dos festejos juninos. No entanto, a compensação desse dia será estabelecida de acordo com uma instrução normativa que será publicada posteriormente no Diário Oficial do Estado da Bahia.