Secretaria Municipal de Educação promove formação para Guardas Municipais sobre comunicação no ambiente escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Pacificação de Conflitos e Prevenção à Violência, promoveu nesta terça-feira (16), no Centro de Convivência do Idoso, uma formação para o Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Municipal (GM), com o tema “Estratégias de comunicação e negociação para ações junto à comunidade escolar”. A ação foi comandada por Marília Brito, instrutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e profissional da Pacificar Solução de Conflitos Curso e Consultoria, que assinou um termo de cooperação técnica para o evento.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Smed, Polímnia Cassimiro, foi importante preparar o GRE para uma comunicação adequada ao ambiente escolar. “É um universo que tem as regras diferentes em razão dos dilemas que são vividos no espaço da educação”. Ela acrescenta que toda a rede vai ser favorecida em razão do aperfeiçoamento da comunicação entre GRE quando chega na situação em que foi chamado para dirimir um conflito, lidando com a proteção da escola, do aluno do profissional da educação. “Esse guarda está mais preparado também para lidar com as especificidades relacionais que existem no ambiente escolar”.


Polímnia, Lemos e Marília

O comandante da GM, Cristóvão Lemos, considerou também a ação muito importante. “Em determinado momento, os guardas municipais vão estar no papel de mediador de conflitos, no ambiente escolar, seja por um ato de indisciplina ou um ato infracional. Então, essa estratégia de negociação, através da Comunicação Não-Violenta (CNV), vai ajudar a mitigar os problemas existentes e conseguir um resultado padrão, positivo, ou seja, a paz social”, disse.

Advertisement