Prefeitura apresenta projeto do Polo Têxtil na sede da Federação das Indústrias da Bahia, em Salvador

Em evento realizado na última sexta-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apresentou as fases já concluídas do projeto do Polo Têxtil do Sudoeste. O encontro reuniu empresários e os principais agentes envolvidos no ramo, marcando um momento crucial para impulsionar a economia e o desenvolvimento da cidade e da região.

A apresentação foi conduzida pelo professor Kanji Kato, da K Consultoria. O coordenador Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio da Prefeitura de Vitória da Conquista, Paulo Williams, afirmou que a expectativa do município é que o Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia receba investimentos privados no valor de R$ 500 milhões e gere, inicialmente, oito mil empregos.

O Polo Têxtil prevê uma área de 430 mil metros quadrados, destinada a lojas, minilojas, boxes, restaurantes, centro de convenções, praça de eventos, galpões para indústrias e atacadistas, além de alojamentos. A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (Faepe), em colaboração com a K Consultoria, elaborou o projeto final, que será exposto ao público até o mês de julho.

O presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem no Estado da Bahia, Marcos Antônio, organizador do evento, destacou em sua fala a importância do Polo Têxtil para todo o estado. “A Bahia é o segundo maior produtor de fibra de algodão, e a maioria dessa produção destina-se à exportação, pois consumimos pouco dessa matéria-prima. Esse projeto do Polo Têxtil vai criar ambientes de negócios na área, movimentar a economia, além da geração de muitos empregos, pois a indústria têxtil absorve muita mão de obra do mercado”, afirmou.

A reunião contou com a presença do presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Cerâmica para Construção e Olaria do Estado da Bahia, Jamilton Nunes; do presidente do Sindicato de Vestuário da Bahia (Sindvest), Hari Hartmann; e de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Advertisement