Vigilância Sanitária Municipal inicia inspeções da campanha contra o abate clandestino de aves em Vitória da Conquista

A Vigilância Sanitária (Visa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta semana, as inspeções da campanha contra o abate clandestino de aves, que tem o objetivo de coibir o abate ilegal e a comercialização irregular de produtos de origem animal sem inspeção sanitária.

Uma equipe esteve em campo na zona leste da cidade, visitando supermercados, açougues e restaurantes, verificando as condições de comercialização das carnes de frango e, em alguns locais, encontrou irregularidades, fez as notificações e orientações de adequação necessárias aos proprietários dos estabelecimentos.

 

O coordenador da Visa, Maico Mares, afirmou que, inicialmente, essas inspeções serão regulares e educativas. “Estamos trabalhando com o alerta ligado e preocupados, com o objetivo, de forma legal e educativa, fazer a prevenção na saúde pública, uma vez que nos últimos cinco meses de 2022, tivemos notificações de Doenças Transmitidas por Alimentos contaminados (DTAs), principalmente por consumo de carne de frango, e o número de denúncias aumentou muito. Infelizmente, a gente tem visto esse comércio não regulamentado, aumentando em Vitória da Conquista”, explicou Maico.


Coordenador da Visa, Maico Mares

O restaurante de Edvan Silva foi um dos estabelecimentos inspecionados pela equipe da Visa, que não encontrou irregularidades nos produtos. Segundo ele, a preocupação é oferecer um alimento seguro para os seus clientes. “A gente faz de tudo para melhorar o nosso serviço, porque as coisas sempre vêm acontecendo. Então, buscamos oferecer o melhor produto, tudo com marca registrada e perfeito, nada de abatedouro clandestino, mas sim de empresas seguras”, afirmou o proprietário.

Dessa forma, a campanha tem buscado conscientizar não somente as pessoas que estão à frente do abate clandestino para que venha a se regulamentar, mas também o comerciante para que se atente em adquirir um produto regulamentado e inspecionado para fazer a revenda à comunidade. “Os consumidores também devem prezar pela compra um produto de qualidade para sua família, que deve ser congelado e inspecionado, tendo o selo de inspeção municipal, estadual ou federal, porque a falta de boas práticas geram problemas sérios de saúde”, reforçou o coordenador da Visa.

A campanha será desenvolvida ao longo dos próximos meses pela Visa e também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que ficará responsável pela inspeção e legalização do funcionamento dos abatedouros clandestinos de aves no município.

A população pode auxiliar no combate ao abate clandestino de aves, por meio de denúncias à equipe da Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800 284 7010.

Advertisement