‘Realizamos na noite desta quinta feira uma audiência pública para comemorar os 21 anos de criação da lei da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).’
A lei trouxe grandes vitórias, mas ainda existem muitos obstáculos a serem superados pela comunidade surda e o nosso mandato vai continuar dando sua parcela de contribuição para que a inclusão aconteça de verdade.
24 de abril é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, e para discutir a importância da data, foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista uma audiência pública de autoria do vereador Nildo Freitas (PSC).
A Língua Brasileira de Sinais é uma importante ferramenta de inclusão social e é a forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, utilizada pela comunidade surda. O dia 24 de abril marca a data em que a Libras foi oficialmente reconhecida e regulamentada por lei. E no Senado, várias iniciativas tentam popularizar a linguagem. As pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa, mas também as pessoas com deficiências de comunicação, como mutismo e mudez, têm nas libras uma ferramenta importantíssima para participar da sociedade, mas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.