Nesta semana, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Luís Paulo Santos, e o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da secretaria, Eduardo Castro, estiveram em Brasília nas sedes do Incra e da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). O objetivo das visitas foi reafirmar parcerias e buscar a implantação da Sala da Cidadania.
Com a Conafer, a Prefeitura de Vitória da Conquista já firmou parceria para o programa Mais Pecuária Brasil, que vai favorecer 2.400 produtores do município, com a oferta de inseminação artificial. Além disso, foi discutida a parceria sobre o Empreendedorismo Rural Agrofamiliar (ERA).
Durante a visita ao INCRA, os representantes da SMDR protocolaram uma solicitação para implantação da Sala da Cidadania, instrumento que será importante para agricultores do município, ao permitir a execução de diversos serviços pela instituição, tais como o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), Imposto Territorial Rural (ITR), entre outros.
“O coordenador André Bomfim ficou de dar uma posição em breve para que o município possa prestar mais esse importante serviço, hoje foi o primeiro passo e tenho certeza que nos próximos dias estamos inaugurando a Sala da Cidadania”, disse o secretário Luís Paulo.
O coordenador geral de implantação do Incra, André Luiz Bomfim, destacou a importância da instalação da Sala da Cidadania no município por Vitória da Conquista se tratar de um dos maiores municípios do estado. “A gente está falando de um dos maiores municípios do estado da Bahia, com milhares de agricultores familiares. A gente já assume o compromisso aqui de nivelar o assunto com a superintendência regional da Bahia, para que a gente possa estar instalando uma sala da cidadania para dar suporte à pequena, ao pequeno agricultor do município”, disse o coordenador.