Programa Mais Pecuária Brasil é lançado na 2ª Semana do Produtor de Leite

Na tarde desta sexta-feira (31), a Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista reuniu produtores e estudantes no lançamento do programa + Pecuária Brasil e uma mesa redonda sobre crédito rural. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista e está acontecendo desde quinta-feira (30), no Teatro Glauber Rocha, da Uesb.

O + Pecuária Brasil é uma iniciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que será implantado em Vitória da Conquista com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). O programa tem como foco o melhoramento genético através da inseminação artificial, para o desenvolvimento do rebanho bovino.

O lançamento do programa foi realizado via transmissão do Youtube. O vice-presidente e secretário geral da Conafer, Tiago Lopes, apresentou o órgão e deu mais detalhe sobre o programa; enquanto o coordenador da Equipe Técnica do Programa falou sobre manejos reprodutivos, técnicas do + Pecuária Brasil e produção leiteira do país.


Gildásio

Mesa redonda

Em seguida, aconteceu uma mesa redonda para discutir crédito rural, com a participação do secretário da SMDR, Luís Paulo Santos; do coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro; o gerente do Banco do Nordeste, Vane Elzo Nascimento; a presidente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba), Francielle Farias; o presidente da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, Lucas Teixeira; e a gestora de Projetos do Sebrae, Mônica Rizério.

Luís Paulo explicou a importância de discutir o assunto com os produtores. “É importante demais, porque o pequeno produtor precisa de muito auxílio. Nós, da Prefeitura, damos assistência técnica aos pequenos produtores rurais. E o gerente do Banco do Nordeste disse aqui que não existe burocracia para buscar o crédito, basta chegar na agência que eles vão encaminhar e solicitar a documentação necessária para liberar o crédito solicitado”, disse.

Participando pela segunda vez da Semana do Produtor de Leite, o produtor Gildásio Braga se interessou pelo assunto. “O que mais a gente procura, como produtor rural, é o financiamento”, disse. “Tem muita importância, é o que mais o produtor precisa, porque nem todos têm capital de giro. Às vezes pega uma fazenda sucateada e precisa investir, e sem esses recursos que o banco oferece, o governo oferece, fica difícil tocar a atividade”, contou.

A programação da Semana do Produtor de Leite continua neste sábado (31), com um dia de campo na Uesb.

Advertisement