INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO FURTO DE POSTES DE ILUMINAÇÃO, FIOS DE BAIXA TENSÃO E DESTRUIÇÃO DE PONTOS SAGRADOS DO CENTRO CULTURAL DO CAMDOMBLÉ ALTO DE XANGÔ

 


A Polícia Civil da Bahia, na data de hoje, instaurou inquérito policial, para apurar as circunstâncias de furto de postes e de fiação elétrica de baixa tensão, destruição de pontos sagrados e invasão ao Centro Cultural do Camdomblé Alto de Xangô.
O furto da fiação e destruição dos pontos sagrados já tinham sido detectados desde julho do ano de 2022, mas aguardava uma perícia da COELBA (Companhia de Eletricidade da Bahia), para atestar o furto ou se a Empresa tinha retirado os postes e a fiação.
Assim, que a ocorrência policial foi registrada de imediato iniciaram às investigações, onde preliminarmente foi determinado a perícia técnica do local para apontar a materialidade do furto dos postes de iluminação, fios de baixa tensão, invasão de propriedade e destruição de pontos sagrados do Camdomblé Alto de Xango.
Relata o responsável pelo Centro Cultural Pai Jonatham, que mais uma vez teve que acionar a Polícia Civil e que não agüenta mais tanto sofrimento, uma vez que às terras do Centro Cultural do Camdomblé vem sendo invadida, depredada e a intolerância religiosa é cada vez mais crescente em desfavor do Alto de Xangô. Ainda, relatou que as terras onde se encontram o Centro Cultural Alto de Xangô são públicas e de preservação e interesse público de uso sustentável da união e que ao longo dos anos vem sendo molestada a posse do Centro Cultural com furtos de imagens, destruição de pontos sagrados e invasão das terras com a finalidade de grilagem. O responsável pelo Centro Cultural Alto de Xangô, informou que o local é uma área de preservação ambiental e de culto de matriz africana para as liturgias sagradas religiosas afro-brasileira. A polícia Para constatar a veracidade dos fatos instaurou inquérito policial e esteve no Centro Cultural onde realizou a perícia de local.

Fonte: Delegado de Polícia Civil da Bahia/ Brumado – Bahia – / DPC Claudio Marques.

Advertisement