A prefeita Sheila Lemos recebeu o comandante da Guarda Municipal (GM), Cristóvão Lemos, para discutir o planejamento das ações do órgão para 2023. O secretário do Gabinete Civil, Lucas Dias, também participou da reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (23).
Atualmente, está em formação o terceiro grupamento especializado da GM, o Grupo de Proteção Preventiva Motorizada (GPPM). O planejamento apresentado prevê qualificar e equipar esses profissionais com armamentos de baixa letalidade, para garantir de forma mais efetiva a segurança da população.
Outro ponto é a intenção de efetuar um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, para integrar Vitória da Conquista ao sistema dos Centros Integrados de Comunicação (Cicom). A parceria com a Prefeitura de Salvador também é visada, para que Vitória da Conquista possa receber capacitações e orientações da Guarda Municipal da capital.
Destaque ainda para o projeto de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma central única disponível para os chamados da população, responsável por direcionar as ocorrências para serviços como a Guarda Municipal, o Simtrans, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente.
“A Guarda Municipal vem se especializando para atuar de forma cada vez mais eficiente junto aos nossos cidadãos, e não apenas de forma ostensiva, mas também educativa. Eu faço questão de acompanhar de perto todo esse trabalho, e hoje tivemos mais uma reunião para alinhar e discutir os projetos para este ano, sempre com o foco na segurança, preservação e organização do nosso município”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
Para o comandante Cristóvão Lemos, todas as ações traçadas pelo planejamento visam ao bem-estar social. “A intenção é qualificar e capacitar o nosso guarda, para assim oferecer um serviço de excelência para a população de Vitória da Conquista”, disse.