Faixa amarela divide as vias em dois fluxos de sentidos opostos
Até o final desta semana, a Prefeitura deve concluir a implantação da sinalização horizontal em 12 ruas e avenidas dos bairros Alegria e Jurema, situados nas duas margens da BR-116. O serviço é coordenado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), por meio de uma empresa terceirizada.
Iniciado na terça-feira (7), na Avenida Itabuna, o trabalho está na primeira etapa, que consiste na sinalização horizontal amarela. Trata-se da pintura de faixas com tinta reflexiva ao longo do pavimento, a fim de estabelecer a divisão entre os dois fluxos de tráfego em sentidos opostos.
A pintura reflexiva se caracteriza por conter, em sua composição, pequenas esferas de vidro que fazem com que a tinta reflita bastante luz, inclusive à noite – o que explica a sua constante aplicação em estradas e placas de trânsito, a fim de oferecer maior segurança a pedestres e condutores de veículos.
Na segunda etapa, serão instaladas as faixas de retenção, responsáveis por demarcar o espaço que antecede as faixas de pedestre, delimitando o local de onde os veículos podem ter uma melhor visibilidade dos semáforos.
De acordo com a Emurc, o objetivo da intervenção é oferecer mais segurança às vias, nas quais há grande circulação de veículos diariamente.
Tinta reflexiva reflete a luz, inclusive à noite, e oferece maior segurança
Confira as vias atendidas pelo serviço:
Avenida Itabuna
Avenida Espírito Santo
Avenida Minas Gerais
Rua Diamantina
Rua Guanabara
Avenida Itambé
Rua da Alegria
Rua Anagé
Rua Paralela
Rua da Alegria
Avenida Peru
Rua Guatemala