Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitoria da Conquista (Sinserv) participaram de cinco reuniões em diferentes secretarias, nesta segunda-feira (6), o que demonstra o diálogo constante que o Governo Municipal tem tido com a categoria.
Entre as diversas conversas, destaque para a primeira reunião da campanha salarial da categoria para 2023, realizada no início da tarde, e que contou com a presença dos secretários e técnicos das secretarias municipais de Gestão e Inovação (Semgi), de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) e de Educação (Smed).
Mesa de negociação
“Como a prefeita sempre fala, a Prefeitura é uma só. Então, a gente trouxe para a mesa de negociação alguns técnicos dessas três secretarias para juntos começarmos a analisar a proposta do Sinserv”, declarou o secretário de Gestão e Inovação, Edimário Freitas Júnior.
Na reunião sobre a campanha salarial, foram apresentadas informações relativas ao balanço financeiro da Prefeitura e leitura da situação econômica do país.
Jonas Sala falou que é salutar a negociação salarial. “Todo ano a gente passa por esse processo. É inclusive uma demonstração da valorização que a Prefeitura dá para os seus funcionários. Estamos discutindo as cláusulas salariais e, evidentemente, que em relação ao financeiro é preciso assegurar que haja valores suficientes de geração e de arrecadação de receitas para que seja possível bancar uma proposta de qualquer que seja a alteração do salário”, comentou Sala.
O secretário de Finanças ressaltou a responsabilidade da administração municipal, “porque não se trata apenas de conceder um reajuste, mas como ele será mantido daqui para a frente. Nosso cuidado é estar justamente é avaliar os cenários financeiros do país, estado e município, para que a gente possa tratar o nosso servidor com cuidado e com atenção, não só concedendo os aumentos, mas pagando os salários em dia”.
O Sinserv, por meio da presidente Lúcia Chagas, encaminhou ofício contendo reivindicações relativas às condições de trabalho e algumas cláusulas de natureza econômica, que são os reajustes do salário, do auxílio alimentação e do interstício entre classes.
“Foi um momento de a gente esclarecer e passar os fundamentos dos nossos pontos: o que o sindicato estudou, quais foram as análises do sindicato para chegar a essas solicitações. É um momento muito importante, é um momento do diálogo, de construção e nós estamos confiantes de que esse processo democrático culminará com o reajuste digno para o servidor, com a campanha salarial bastante positiva”, afirmou o advogado do Sinserv, Lucas Nunes.
Uma próxima reunião da campanha salarial já ficou agendada para a tarde do dia 27. Além dos secretários de Gestão e Inovação e de Finanças e Execução Orçamentária, a reunião desta segunda teve a presença da subsecretária de Educação, Selma Maria de Oliveira.