O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) está cada dia mais próximo de entrar em funcionamento. Neste domingo (29), mais uma etapa foi cumprida, a seleção pública para os profissionais que vão atuar no serviço. As provas objetivas foram aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (Cienb), das 14h às 17h.
A seleção ofertou duas vagas para auxiliar de serviços gerais, quatro vagas para auxiliar de enfermagem e seis vagas para médico veterinário, para atuação em diferentes áreas, além de formação de cadastro reserva. Do total de vagas, 5% foram destinadas a pessoas com deficiência. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 27 de fevereiro.
Os profissionais vão atuar no serviço de atendimento médico-veterinário gratuito para animais de pequeno porte (cachorros e gatos) e de grande porte (cavalos), pertencentes a famílias de baixa renda comprovada ou pessoas e grupos de proteção de animais. Isso inclui pequenas cirurgias e exames de imagem.
A sede do Casa, localizada na Avenida Brumado, passou por uma completa reestruturação para apresentar consultórios, banheiros com acessibilidade, salas para diagnóstico por imagem e realização de exames laboratoriais, ala cirúrgica, internamento e internamento infectocontagioso.
O espaço já está inteiramente equipado para iniciar os atendimentos, e para isso foram adquiridos materiais de qualidade, a exemplo de analisadores bioquímicos e hematológicos, aparelhos de Raios X e ultrassom. Neste momento, alguns desses aparelhos estão passando pelo processo de configuração e testagem, para estarem plenamente prontos para serem operados.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a expectativa é iniciar as atividades do Casa o quanto antes. “A gente chegou à reta final tão esperada para a inauguração da clínica, e lutamos muito por isso. Estamos torcendo para que, logo após o resultado, a gente consiga começar a trabalhar rapidamente. Nosso objetivo é inaugurar o Casa logo, porque a gente sabe a importância disso, os animais precisam de ajuda e o nosso objetivo é o melhor, nós sempre buscamos o melhor com esse projeto”, disse.