Na noite desta sexta-feira (16), o Movimento das Donas de Casa (MDC-Conquista) vai certificar os novos cursistas capacitados em um dos nove cursos oferecidos pela instituição no segundo semestre de 2022. A solenidade acontece a partir das 19h, no Rotary Club, situado na Avenida Siqueira Campos, próximo à Praça do Gil.
Fundado em 2008, por iniciativa da empresária Irma Lemos, o MDC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), de cunho social, cuja finalidade é facilitar parcerias e convênios públicos nas esferas federal, estadual e municipal, além de doações realizadas por empresas que possam ser descontadas no imposto de renda para que a instituição possa funcionar.
“O MDC-Conquista nasceu de um sonho do meu saudoso filho Murilo Lemos, e se tornou realidade por meio de minha pessoa, da minha família e do apoio de amigos que acreditaram que era possível colocar em prática essa ação social. Eu lutei muito para que MDC acontecesse de fato e de direito”, disse Dona Irma, presidente do movimento.
Em 14 anos de existência, o MDC, que iniciou suas atividades fazendo pesquisa de preço nos mercados para facilitar a vida dos consumidores, principalmente das donas de casa, mas com o propósito também de profissionalizar mulheres para que elas alcançassem independência financeira, já capacitou aproximadamente 4000 pessoas em cursos de culinária, doces, salgados, confeitaria, corte e costura, cortina e decoração, salão de beleza, massagem, estética facial, manicure, garçons, pintura em tecidos, bordados, maquiagem, decoupag, tapeçaria e outros.
Desses, muitos estão no mercado de trabalho, seja com o próprio negócio ou trabalhando em alguma em empresa. “O MDC é como uma mãe para aquelas pessoas mais vulneráveis. Muitas chegam aqui sem perspectivas e saem de cabeça erguida, confiantes num futuro melhor”, explicou a presidente, que também é ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista.
Além dos cursos, o movimento também presta Consultoria Jurídica em relações de consumo e participa como parceiro em feiras de saúde e ações sociais promovidas pela prefeitura nos bairros periféricos e na zona rural.
Embora intitulado de Movimento das Donas de Casa, o MDC não tem público exclusivamente feminino. Há muito tempo estendeu o atendimento também aos jovens e homens adultos, tendo em vista a procura deles por cursos profissionalizantes. “A gente via a preocupação das mulheres com os filhos, esposos, irmãos, e outros que começaram a nos procurar pedindo que abríssemos vagas também para homens e assim o fizemos. Decidimos ampliar o leque de atendimento para oportunizar o aprendizado a quem precisasse”, afirmou.
Mesmo com todo esse leque de serviços prestado, o MDC se mantém quase totalmente com recursos próprios, além de apoio financeiro de empresas amigas e colaboradoras, e da venda de suas produções para a manutenção das atividades.
“Não é fácil manter uma instituição como essa, é preciso muito amor, dedicação e coragem. O MDC é como uma mãe amparando os seus filhos com o que ela tem e pode. É a mão de Deus agindo”, concluiu.
Mais informações pelo (77) 3421-9635/[email protected] ou [email protected]