Procura foi grande pelos serviços oferecidos pela unidade de saúde
Com os objetivos de proporcionar maior conscientização acerca da prevenção e do combate ao câncer de próstata, bem como conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem é que a Unidade de Saúde da Família do Conveima realizou, neste sábado (26), uma ação da campanha do Novembro Azul. A atividade foi realizada em parceria com a Associação de Moradores do bairro.
Das 8h às 13h, os moradores tiveram acesso a serviços como consultas médicas, testagem rápida para detecção da sífilis, hepatite e HIV, vacinação, avaliação antropométrica (quando são verificados o peso, a altura, o percentual de gordura, entre outros aspectos), aferição de glicemia e coleta para exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata. A equipe da unidade estimou, pelo menos, a realização de 50 atendimentos.
Médica Daniele Pedrosa durante atendimento
Segundo a médica de família em comunidade, Daniele Pedrosa, que integra uma das equipes que atendem na unidade, essa ação visa ofertar ao homem tudo o que é importante para a sua saúde. “Costumo dizer que a saúde do homem não se resume a uma glândula. Ela está além da próstata. Então, hoje estivemos aqui para ofertar ao homem todas as medidas de prevenção porque, infelizmente, eles têm a cultura de buscar pouco as unidades de saúde, a consulta médica”, destacou a médica.
Nilson Gonçalves
Jeová Santos
Assim que soube da ação, o pedreiro Nilson Gonçalves, 56 anos, fez questão de ir ao posto e verificar como está a saúde. Ele elogiou a atividade e espera que mais homens se conscientizem sobre a importância de cuidar de si. “Sempre acompanho essas ações do Novembro Azul, porque a gente faz um check-up geral de tudo o que é da saúde do homem. Assim que eu soube, falei: estou lá! E acho que os homens que querem viver mais, devem sempre procurar os serviços de saúde”, alertou.
Quem também gostou do que definiu como um verdadeiro “mutirão de saúde” foi o aposentado Jeová Santos. Aos 67 anos, Jeová disse que sempre está atento a sua saúde. “Sou usuário do Sistema Único de Saúde e qualquer benefício que vem, como esse mutirão, eu apoio porque sempre temos de estar atentos a nossa saúde. Eu mesmo sempre busco estar em dia com a minha saúde”, assegurou.