A requalificação da Avenida Olívia Flores já está em fase de conclusão. O trecho entre as avenidas Brasil e Luís Eduardo Magalhães, beneficiado na segunda etapa da obra, recebeu os últimos serviços de paisagismo esta semana. Além do gramado, também foram plantadas no canteiro central, 800 mudas nativas de árvores e arbustos.
“Nessa última etapa, a gente pensou num paisagismo delicado, que traga proposta de plantas resistentes e também de plantas que vão trazer flores”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira. “E algumas árvores, porque é um trecho que tem menos arborização, por causa do canal, mas a gente fez um levantamento para as espécies ideais a serem implantadas aqui”, completou.
A Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) está realizando a pintura do piso tátil, as alterações na rotatória da Avenida Luís Eduardo Magalhães e a pavimentação da ciclovia no cruzamento com a Avenida Brasil, com inserção de calçadas acessíveis. O trabalho será finalizado em cerca de um mês, juntamente com a sinalização horizontal e vertical.
Quem aprovou o novo visual foi Aítes Ferraz, que diariamente faz caminhada na Avenida Olívia Flores. “Eu achei ótimo, porque eu faço sempre caminhada aqui, e antes a gente tinha aquelas pedras que dificultavam, às vezes dava dor no joelho. E com a revitalização, além de ficar bonito, com o verde, é muito agradável pra gente fazer a caminhada e também passar pela avenida. Bom para os moradores e para a cidade”, disse.
*A obra*
A primeira etapa da requalificação da Avenida Olívia Flores teve início no fim de 2018, com o ex-prefeito Herzem Gusmão, beneficiando o trecho que liga a AABB à Avenida Brasil. Foram realizadas melhorias na pavimentação asfáltica, iluminação, paisagismo e acessibilidade, além de um moderno sistema de drenagem pluvial.
No início de 2021, a prefeita Sheila Lemos iniciou a segunda etapa da obra, no trecho que vai da Avenida Brasil à Avenida Luís Eduardo Magalhães. O canal de drenagem foi inteiramente reestruturado e recebeu cobertura. O projeto incluiu a supressão da rotatória entre a as avenidas Luís Eduardo e Olívia Flores, dando lugar à urbanização e paisagismo em toda a sua extensão.
No total, 3,74 quilômetros da avenida receberam recapeamento asfáltico. Nove canteiros centrais foram requalificados, totalizando 1,7 quilômetros de extensão, e também houve adaptações nas calçadas laterais. Foram investidos mais de R$ 10,9 milhões na obra, provenientes de recursos próprios do município e do Governo Federal.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura, falou sobre as mudanças que a nova avenida traz para Vitória da Conquista. “Com a requalificação da avenida, supressão da rotatória e instalação do conjunto semafórico, a Olívia Flores se moderniza, desafogando o trânsito e trazendo mais conforto e segurança para os pedestres que utilizam a avenida”, afirmou.