A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) deu início, nesta sexta-feira (28), à obra de contenção da encosta no bairro Guarani, que sofreu deslizamento de terra por causa das fortes chuvas que atingiram o município no fim do ano passado. A técnica escolhida para fazer a contenção é o chamado concreto grampeado no talude, localizado na Rua Dom Pedro II, próximo à Praça da Juventude.
O objetivo da obra é garantir a segurança das pessoas e a integridade dos imóveis situados no topo da encosta, evitando eventuais deslocamentos de terra com as chuvas que pode voltar a ocorrer até o fim do ano. Para tanto, o sistema será executado em camadas e divididos em trechos que serão finalizados de forma intercalada.
A primeira etapa do serviço, que consiste na limpeza da vegetação do talude, já está sendo realizada. Antes, técnicos da Liga Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura para executar o trabalho, realizou a vistoria cautelar nas residências localizadas na Rua Eduardo Costa, que fica sobre o talude.
Após essa etapa, segundo a Seinfra, o solo será perfurado e grampos metálicos serão instalados para trazer estabilidade para o chamado maciço da terra. Em seguida, a empresa aplicará uma camada de concreto, projetado sobre uma tela metálica, finalizando a proteção e estabilização do talude.
A obra está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura, da ordem de mais de R$ 1,6 milhão. Cabe ressaltar que, desde o deslizamento, a Prefeitura tomou as providências cabíveis, inclusive, com a adoção de ações paliativas para conter novos deslizamentos e com o envio da documentação ao Governo Federal solicitando a liberação dos recursos para a realização da obra em razão da emergência causada pelas fortes chuvas.