Prefeitura passa por nova avaliação para manutenção da Certificação ISO 9001 na gestão de processos administrativos

A Prefeitura de Vitória da Conquista é a primeira no Brasil a obter a certificação internacional ISO 9001 na área de gestão de processos administrativos e execução da folha de pagamento e nesta quinta-feira (13) teve início o processo de avaliação para manutenção da certificação, obtida em outubro de 2020. A auditoria está sendo realizada pela certificadora multinacional Rina Brasil, credenciada junto ao Inmetro para atestar a qualidade dos serviços.

Antes de iniciar a atividade, o auditor Marcos Venegas se reuniu com a equipe, na sede do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), para explicar como se dá a auditoria. De acordo com ele, esta é a última auditoria de um ciclo de três. Ao longo de dois dias, serão verificadas, por exemplo, questões da área de gestão de qualidade, como são comprovados os processos e medido o desempenho deles.

“A intenção de uma auditoria é agregar valor para o sistema da qualidade dos processos já realizados, bem como verificar iniciativas que podem ser aplicadas em outros locais e o cumprimento da norma. As nossas observações durante o processo serão em cima de pontos que podem ser melhorados”, explicou o auditor Marcos Venegas ao grupo.

 

A expectativa do Governo Municipal é de que a certificação ISO 9001 seja mantida, c0nsiderando que os processos seguem da melhor forma possível. Do ano passado para cá, a gestão conseguiu grandes evoluções quanto à qualidade, às capacitações, aos espaços, incluindo o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), setor da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) encarregado de cuidar da saúde física, mental e social dos servidores; avaliar as condições do ambiente de trabalho e realizar ações preventivas.

O trabalho de auditoria realizado pela Rina Brasil será concluído, na tarde de sexta-feira (14), quando o resultado será apresentado à equipe.

Advertisement