Conquista: Equipe multidisciplinar da Beneficência Portuguesa visita Fundação Esau Matos

O Hospital Municipal Esaú Matos recebeu nesta quarta-feira, 21, a visita da equipe multidisciplinar da Beneficência Portuguesa do projeto Saúde em Nossas Mãos, uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS. A Fundação Pública de Saúde (Fsvc) teve o Hospital Esaú Matos escolhido para participar do projeto, que acontece até o final de 2023, e tem como objetivo promover a redução de infecções hospitalares.

Nesta visita, a equipe abordou assuntos relacionados às Infecções da Corrente Sanguínea por Cateter (IPCSL) e da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), que foram tema da IV Estação Prática de Saúde da UTIN – FSVC, no início deste mês. É a segunda visita da equipe da Beneficência Portuguesa ao hospital. Uma das componentes da equipe, a enfermeira Laís Silvestre, que é a consultora responsável pelo Esaú Matos, explicou: “Estamos aqui agora por causa do Plano de Resgate, que é uma atividade também já pensada dentro do projeto, então hoje a gente veio fazer essa visita para conhecer melhor os processos que estão sendo realizados aqui”.
Além da enfermeira Laís, a equipe conta ainda com uma médica neonatologista, uma infectologista e uma outra enfermeira que, com este acompanhamento presencial, pretendem garantir o cumprimento da meta do projeto, que é reduzir as infecções em 30% até dezembro do ano que vem. “O nosso foco é o paciente que, no caso do Esaú, é o recém-nascido. Aqui, o projeto é totalmente direcionado à UTI Neonatal e a gente está aqui pra melhorar realmente a qualidade dos processos, do cuidado, visando a meta do projeto e aí todo mundo ganha com isso, principalmente o bebezinho que está na UTI”, esclareceu a enfermeira.

O Hospital Municipal Esaú Matos atende a setenta municípios pactuados em toda a região de Vitória da Conquista. Para Laís esse alcance pode servir como fator positivo no engajamento de outros municípios e outras instituições ao projeto. “Quando o próximo triênio tiver, eu acho que é totalmente válido outros municípios também se inscreverem, pois o Saúde em Nossas Mãos é um projeto que só visa o melhor, a melhoria na qualidade do trabalho ofertado”, completou.

Advertisement