Fazendo valer suas atribuições como comandante em chefe da Guarda Municipal de Vitória da Conquista (GM), a prefeita Sheila Lemos fez mais uma visita à sede da corporação, nesta segunda-feira (5), onde conversou com o comandante Cristóvão Lemos sobre a atuação da corporação. Sheila também ouviu pleitos do comandante, com vistas à evolução do trabalho de prevenção e segurança feito pela GM.
“É importante visitar as secretarias e todos os setores que compõem a estrutura da administração municipal e tenho feito isso. Aqui, hoje, pude saber detalhes da atuação da nossa Guarda Municipal e pleitos que o comandante e a tropa têm visando à ampliação dessa atuação”, disse a prefeita.
Segundo ela, a avaliação do governo e a resposta da comunidade confirmam o acerto da existência da GM e a importância de seu papel na proteção do bem público municipal, como auxiliar da Polícia Militar no trabalho de prevenção e de segurança da população. “A Guarda Municipal tem sido efetiva e eficiente. Os comando e os guardas estão de parabéns”.
“Ela tem o poder de comando. Todos nós somos subordinados à prefeita”, reforçou o comandante Lemos, que explicou o encontro como um café da manhã com a prefeita, durante o qual se conversou a respeito de diversos assuntos, como, por exemplo, a forma de atuação dos grupamentos da Ronda Escolar (GRE), e o recém-lançado Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama).
O GRE tem como propósito garantir a segurança da comunidade escolar, dos estabelecimentos de ensino e seus arredores. E o Gama tem como característica principal o apoio às ações dos agentes de fiscalização ambiental e aos brigadistas nas atividades de fiscalização e de combate a crimes ambientais e invasões de áreas de proteção ambiental em Vitória da Conquista.
A prefeita foi informada, ainda, da organização da participação da Guarda Municipal no 7 de Setembro, que vai dar apoio na segurança preventiva no local e arredores e desfilar, com uma banda de música própria, composta de componentes da própria GM e o reforço de músicos experientes de Vitória da Conquista e ex-integrantes da banda da Polícia Militar.
Diminuição dos índices de violência
Outro assunto discutido foi o aspecto administrativo da GM e participação da corporação na redução dos índices de violência em Vitoria da Conquista. Segundo Lemos, em 2021 houve uma diminuição no registro tanto dos chamados crimes de menor potencial ofensivo quanto dos crimes violentos contra o patrimônio e de homicídios. Como explicou o comandante, trata-se do resultado de um trabalho que envolveu órgãos como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com reforço da atuação da Guarda Municipal.
“A prefeita Sheila comunga do pensamento do comandante, que é prima por uma Guarda mais humanizada e dentro do viés comunitário, que tenha uma aproximação com a sociedade. Uma Guarda que combate as causas, e não as consequências da violência. Por isso é que a gente trabalha nessa linha de pensamento”, finalizou Cristovão Lemos.